Pular para o conteúdo principal

O Legado Van Halen se mantém vivo com "MAMMOTH WVH"

Desde 06 de outubro de 2020, o mundo da música sente a perda de um dos maiores heróis das seis cordas, Eddie Van Halen. O guitar hero veio a falecer devido a um câncer na garganta aos 65 anos, estava internado no Hospital St. John na cidade de Santa Monica (Los Angeles, EUA). Acompanhado pela esposa Janie, o filho Wolfgang e o irmão baterista Alex. A comoção foi mundial, Wolfgang comentou em suas redes sociais: 

"Não acredito que tenho de escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele era o melhor pai que eu poderia ter pedido. Cada momento que compartilhei com ele no palco e fora dele foi um presente. Meu coração está partido e eu acho que jamais me recuperarei totalmente dessa perda. Eu te amo muito, pai."


Inspirado pela dor lançou a canção “The Distance”, uma homenagem ao pai. Juntamente com o videoclipe com imagens do arquivo pessoal da família Van Halen. Desde seu nascimento até o momento que Wolfgang dividiu o palco com Eddie na turnê de divulgação do disco “A Different Kind of Truth”, lançado em 2012. Foi um retorno marcante da banda, já que Wolfgang substituiu Michael Anthony. Em entrevista recente à revista Spin, explicou que o pai estava passando uma fase difícil com o vício em álcool. Já Michael estava vivendo um bom momento ao lado de Sammy Hagar e não queria que Eddie ficasse com uma má impressão a respeito. Por isso se afastou. Wolfgang justificou sua entrada dizendo “Naquele momento, eu só queria manter meu pai vivo”. Também era a volta do tresloucado David Lee Roth como vocalista.


Depois da bem-sucedida empreitada, foi o momento de uma parada para Eddie cuidar da saúde. O futuro era incerto até a fatídica data do mês de outubro. Em meio a uma pandemia mundial causada pelo novo coronavírus, os planos para um show em tributo à memória de Eddie estão parados. Enquanto isso, Wolfgang para superar a perda do pai, se enfurnou no estúdio e gravou canções que fariam parte de seu primeiro trabalho oficial na música, o “Mammoth WVH”. Usando o nome do grupo que mais tarde se tornaria a banda icônica criada pelo pai e o tio Alex. Wolfgang traz um disco recheada de referências. 


A obvia influência de Eddie está lá, juntamente ao que viveu ao lado dele, nas turnês do VH quando era mais novo. A fase com Sammy Hagar, o grunge (Alice in Chains e Soundgarden especialmente) e bandas como Metallica, Nickelback, Stone Temple Pilots e Alter Bridge por exemplo. Deste último tocou no trabalho solo do guitarrista Mark Tremonti. Assim temos mais um tributo ao pai com “Mr. Ed” abrindo os trabalhos. Que traz na memória a fase com Hagar no VH. Tocando todos os instrumentos, Wolfgang assume a identidade de Eddie.


Perfeccionista ao extremo. Com composições bem arranjadas, porem ser sua técnica arrojada na guitarra. Optando por uma sonoridade própria e atual, onde o rock clássico de outrora é lembrado. Mas com pitadas mais modernas como bem ouvimos de Foo Fighters, Queens of the Stone Age, Them Crooked Vultures e Royal Blood. Horribly Right”: segue na mesma pegada de “Mr. Ed”, com riffs marcantes e pesados. 

Epiphany”: pop rock anos 90. “Don’t Back Down”: 1º single, mais uma que traz a fase com Sammy Hagar como influencia. Misto de balada com o peso das guitarras. “Resolve”: Apesar do mesmo nome e estilo musical (balada), não é a canção do Foo Fighters contida no disco “In Your Honor (2005)”.  É mais intensa com um quê Stoner Rock. “You’ll Be The One”: pegada pop rock dos dias de hoje. “Mammoth”: Canção título é a com mais cara de hit instantâneo. 


Circles”: canção com ares grunge. The Big Picture”: Nu Metal. Think it Over”: mais uma com cara de hit das rádios, estilo “Can’t Stop Loving You” do VH com Sammy. “You’re To Blame”: aqui a influência do Alter Bridge é evidente, riff potente e uma das melhores do álbum. Solo de guitarra comprovando o ditado “Filho de peixe, peixinho é”. “Feel”: é o momento de mostrar suas habilidades como musico. Hard rock cheio de groove, destacando seu inspiradíssimo solo no contrabaixo. Em “Stone”: Aqui Wolfgang transita entre o progressivo e os estilos musicais que lhe influenciaram e dão a tonada do disco.


Rica musicalmente, equaliza bem seus momentos de tranquilidade com os riffs de tom heavy metal. “The Distance (Bonus Track)”: O destaque aqui é que Wolfgang tocando com a mítica Frankenstrat de Eddie. Sua letra exibe total cumplicidade entre pai & filho. O saldo finalmente é positivo, exibindo um artista que tem muito a contribuir para o mundo da música e deixar sua marca, assim como o pai.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c