Pular para o conteúdo principal

Denzel Washington é "ROMAN J. ISRAEL, ESQ (2017)"

O mundo dos tribunais de justiça na terra do tio Sam, sempre ótimos gerou filmes como os “Doze Homens & Uma Sentença (1957)”, “Testemunha de Acusação (1957)”e “O Sol É Para Todos (1962)” por exemplo. Além de autores de sucesso como John Grisham que teve seus principais romances adaptados para o cinema como “O Dossiê Pelicano (1993)”, “A Firma (1993)” e “O Júri (2003)”. Seguindo essa linha, tivemos mais recentemente, “Luta por Justiça (2019)” e “Os Sete de Chicago (2020)”. Já em 2017 foi a vez do roteirista Dan Gilroy se aventurar no gênero. Conhecido por trabalhos como “Gigantes de Aço (2011)” e “O Legado Bourne (2012)”. Estreando na cadeira de diretor em “O Abutre (2014)”.


Em seu segundo filme como cineasta, temos “Roman J. Israel, Esq (2017)” e ao seu lado o polivante Denzel Washington como o idealista advogado que dá título à película. Ele trabalha numa firma que auxilia pessoas de baixa renda em seus casos na justiça. Há mais de 20 anos é consultor dos advogados de lá e por isso, pouco pisou em um tribunal. Inteligente e perspicaz conhece cada caso do escritório nos mínimos detalhes. Uma pessoa excêntrica com suas manias e temperamento forte, mas sempre disposta a ajudar seus colegas.


A situação muda quando seu melhor amigo e sócio, William Jackson, na firma sofre um ataque cardíaco. É hospitalizado e fica entre a vida e a morte. Pois este era o rosto da empresa diante do público, já que Roman não possuía a empatia de seu colega. Assim, o escritório é incorporado ao do principal advogado da cidade, George Pierce. Este é feito pelo garoto enxaqueca Colin Farrell. Fazendo com que Roman saia da sua zona de conforto e retorne para linha de frente no mundo judiciário. Assim conhece novas histórias e pessoas do meio que confrontam com sua vida profissional. Ocorrendo um grande debate e desacordo entre as partes.


O acaso faz com que Roman aja de modo impulsivo. Além de seu rígido código moral, que é colocado à prova ao se encontrar um potencial cliente, o jovem Derrell Ellerbee (DeRon Horton), preso por assassinato. Sendo assim julgado para prisão perpetua. Isso deve ocorrer após o depoimento de Carter “CJ” Johnson (Amari Chearton). Há uma recompensa de 100.000 dólares pelo seu paradeiro. Para se ajudar e ao seu cliente, Israel faz a denuncia anonimamente. Conhecendo as brechas do sistema legal, acredita que não saberão que foi ele que fez a ligação. Assim temos o mote para “Roman J Israel”. Onde temos a desconstrução de um personagem.


Denzel faz um trabalho excepcional, como uma pessoa inteligentíssima, integra à sua ideologia e código moral, pode se corromper e ao mesmo tempo se questionar a respeito. Por isso é intransigente com aquele que discorda de suas opiniões. Ouvindo diariamente o que há de melhor do soul e funk dos anos 70 ao longo da película, Roman percebe que tudo aquilo que acredita foi por água abaixo e buscando um meio de corrigir seu erro. Para assim voltar a ser como era em seus princípios, antes de mudar drasticamente seu modo de vida e seus ideais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c