Pular para o conteúdo principal

"SOUND OF METAL (ou Som do Silêncio?)" da Amazon Prime Video

Para um músico, ter uma boa audição para se escutar e ouvir o que rola ao seu redor é primordial. Só assim ele conseguirá compor e tocar o que deseja. Há casos excepcionais que a percam naturalmente ou no caso do guitar hero Pete Townshend do The Who, que sofre com a perda gradativa da audição. Isso devido pelo volume máximo que tocava sua guitarra ao lado de seus parceiros de banda nas apresentações ao vivo. Bem como, não usava o protetor de ouvido. E o uso constante de fones quando estava em estúdio gravando. Assim chegamos a “Sound of Metal (2020)”, que por aqui ganhou o título de “O Som do Silêncio”. 

Uma boa tradução que representa o conto do jovem baterista Ruben Stone, feito por Riz Ahmed (o piloto Bodhi Book de “Rogue One: Uma História Star Wars, 2016”) que tem uma banda de metal com a namorada Lou (Olivia Cooke de “Jogador Nº 1, 2018”). Após um ensaio e prestes a sair em turnê, ignorando o fato que está perdendo parte da audição. Isso está comprometendo diretamente na sua performance de palco. Isso se deve ao som extremamente alto que tocam nos shows. Vai até o médico e este lhe diz que isso é algo definitivo, com o passar do tempo, Ruben deve ficar surdo. 


Assustado e negando, busca modos de manter seu estilo de vida e sua relação com Lou. Ela está preocupada, pedindo a Ruben se inscrever em uma instituição que cuida de pessoas como eles. Conversando com o responsável pelo local, Joe (Paul Raci), que lhe diz para abrir seus horizontes para um novo mundo e jeito de viver. Além de aprender a linguagem de sinais, a se aceitar como está e ver isso não como um empecilho para seguir em frente. A condição de saúde que se encontra no momento, não precisa ser consertada. É necessário que Ruben se adapte a ela. Que pode ser feliz desse jeito, assim como era antes. 

Assim temos o mote para “The Sound of Metal”. Escrito por Derek Cianfrance, Abraham & Darius Marder e dirigido pelo ultimo. Nos mostram uma realidade pouco conhecida do grande público, as pessoas com deficiência auditiva. Além daqueles que nascem com isso, temos outras a perdem com o passar do tempo. Isso porque nasceram com os cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).  Aqui Riz exemplifica de forma visceral sua raiva e sua frustação com o ocorrido. E tendo ao seu lado Joe, ele consegue enxergar uma luz no fim do túnel para sua atual condição de vida. Não caindo de vez do mundo das drogas e do álcool, já que foi dependente químico. 


Darius em tons pasteis nos traz o cotidiano vivido por Ruben. Como se estivéssemos no show do grupo de Ruben e Lou, exibindo o antes e o pós. O êxtase e a exaustão total. Onde tudo conhecia ganha novos contornos e é preciso enxergar a beleza nisso, ao invés de ver só a escuridão. Junto a isso, novas paisagens com riqueza de detalhes. Seguindo a ideologia rock’n’roll “Ouvindo no máximo volume” com cada passo dado por Ruben, o som ao seu redor vai se tornando mais silencioso. E um novo mundo se abre tanto para ele quanto para aqueles que estão acompanhando sua nova jornada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c