A Guerra
Civil (1861 a 1865) na terra do tio Sam é um dos temas mais explorados na sétima
arte. Em especial a expansão da sua sociedade para o velho oeste em filmes como
“Bravura Indômita (2010)” dos irmãos Coen
e “Dívida de Honra (2014)”, dirigido
e estrelado por um rabugento chamado Tommy Lee Jones por exemplo. Agora chegou
a vez do cineasta Paul Greengrass,
trazer sua visão sobre as grandes planícies dos Estados Unidos com “Relatos do Mundo (News of the World, 2020)”. Conhecido
pelo seu estilo frenético na franquia do quase invencível Jason Bourne, e retoma a
parceria com o versátil Tom Hanks,
com quem trabalhou no drama “Capitão
Philips (2013)”.
Aqui ele é o capitão Jefferson Kyle Kidd, aposentado e trabalhando como contador de histórias que cavalga pelo país. A cada parada, ele relata as principais noticias que acontecem no país após o fim do conflito vivido por ele e toda população norte-americana. Em suas viagens, uma menina cruza seu caminho. Ela parece ser filha de imigrantes e que estava sob a tutela de índios kiowa. Indo mais a fundo, descobre que seus pais foram assassinados por esta tribo e a mesma foi massacrada por soldados brancos. Desde então vive sozinha. Seu nome é Johanna, interpretada pela atriz iniciante Helena Zengel.
A história dela é contada por um velho conhecido da guerra, JC (Ray McKinnon). Desde então ele e a esposa Jane (Mare Winningham) tentam cuidar da jovem. Comovido, Kidd resolve leva-la de volta para sua família. Após conseguir os documentos necessários para a viagem, eles precisam atravessar o deserto do Texas para chegar a seu destino. Durante o percurso, Kidd e Johanna começam um vinculo que se fortalece no decorrer da película. Ele, um homem misterioso que guarda para si traumas que amarguram sua vida, fazendo com que viva nas estradas empoiradas do país e não voltando para casa depois da guerra.
Já ela traumatizada duplamente, onde perdeu as duas únicas famílias que conhecia desde pequena. E ainda não fala inglês, só kiowa. Aos poucos vai se lembrando de suas origens alemãs e aprendendo a se comunicar com Kidd. Conversas informais onde trocam experiências. Dai o mote inicial para “Relatos do Mundo”. Onde Greengrass nos proporciona outra visão sobre as planícies do velho oeste. Como exemplo, a expansão dos brancos nas terras indígenas, assim exterminando suas origens. No caso, os índios. Junto a isso, a escravidão foi abolida após a Guerra de Secessão. Os estados do Sul já tinham feito isso, alguns do Norte não acataram isso. Vislumbrando o inicio da Klu Klux Klan.
Comentários
Postar um comentário