Pular para o conteúdo principal

"CORPO FECHADO (2000)", heróis & vilões da vida real


M Night Shyamalan é um cineasta que deixou sua marca na sétima arte com o suspense sobrenatural “O Sexto Sentido” em 1999 e trabalhando pela primeira vez com o duro de matar Bruce Willis. Muito se questionou sobre seu próximo trabalho. Assim surge “Corpo Fechado (Unbreakable)”, lançado em 2000 e tendo mais uma vez Bruce como seu astro. Aqui temos o conto sobre David Dunn (Willis), um segurança que está voltando para casa em um trem. Este sofre um acidente que mata mais de 131 pessoas.  Somente David sobrevive. 


Com um dado interessante: sai ileso do hospital, apenas desorientado por causa do ocorrido. Sua esposa Audrey (Robin Wright, a implacável Claire Underwood da serie Netflix “House of Cards”) e o filho deles, Joseph (Spencer Treat Clark) o levam para casa. Em meio a isso, ela e a mulher vivem uma crise no casamento. Dormem em quartos separados. Joseph idolatra o pai e quer entender o que aconteceu. Ele não sabe o que dizer para o filho. Apenas quer seguir com sua vida e unir sua família novamente.


Passado certo tempo, eles participam do memorial em homenagem às vitimas do acidente. No para-brisa de seu carro, David vê um cartão preso a ele. Pertence a uma galeria de arte chamada Limited Edition. No seu verso, a mensagem: “Quantos dias da sua vida você ficou doente?”. Isto o deixa intrigado. Buscando por informações a respeito em casa. Ao mesmo tempo, quem deixou o cartão. Descobre que seu dono é Elijah Price (o Nick Fury Samuel L. Jackson). Ele é um colecionador de quadrinhos e de cultura pop. No encontro, Elijah diz a David se ele acredita em super-heróis. Pois tem uma teoria a respeito. Onde cada um de nós é um. O poder está dentro de nós e que não sabemos como usa-lo. 


Assim Elijah diz a David como sobreviveu. Este é seu poder, ser indestrutível. Desacreditando no que ele ouviu, sai da galeria puxando Joseph. O filho passa a acreditar nesta teoria. Juntos procuram por evidencias, se David é realmente desse jeito. Ele relembra de um incidente em sua infância, onde quase afogou. E por isso, tem medo de água. Conta isso a Elijah, este diz que foi isso que despertou seu poder. Ao mesmo tempo, achou seu ponto fraco. Persuadido por Elijah, David descobre que possui uma habilidade extra-sensorial.


Ao tocar as pessoas acidentalmente, sente se suas intenções são boas ou ruins. Mais tarde, ao lado de Joseph, percebe que possui uma força sobre-humana. Junto a isso, conhecemos o passado de Elijah. Desde o nascimento sofre de uma doença rara nos ossos que ao se machucar gravemente, eles se quebram facilmente. Seu parto foi natural e ao sair, quebrou as pernas e os braços. Já Adolescente é incentivado pela mãe a ler quadrinhos. Para desenvolver seu intelecto e força de vontade. Dai o mote para “Corpo Fechado”.


Shyamalan nos traz sua reverencia às histórias em quadrinhos. Onde os heróis não precisam usar mascara ou capa. Ele pode ser você ou eu. Só precisamos ficar atentos as nossas principais virtudes. E nos mantermos firmes e convictos de nossa integridade moral. Bruce com seu carisma exemplifica isso em suas ações durante a película. Já Jackson é o contraponto perfeito. No caso, o vilão. Dá todas as dicas de suas verdadeiras intenções e percebendo a ingenuidade de David. Sabendo se aproveitar disso a seu favor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...