Pular para o conteúdo principal

A Irreverência Baseado em Fatos Reais, "INFILTRADO NA KLAN"


O cineasta Spike Lee surgiu no final dos anos 80 e inicio dos 90 com o sensacional “Faça A Coisa Certa (1989)”. Seu discurso social sobre a intolerância contra os negros chamou atenção do publico e da critica. Isso se exemplificou na comedia romântica “A Febre da Selva (1991)”.

E ao lado de Denzel Washington em “Mais & Melhores Blues (1990)”, a película sobre o controverso líder negro Malcolm X em 1992, no drama familiar “He Got Game (1998)” e no filme de assalto, “Plano Perfeito (2005)”. Isso acabou se ampliando para os hispânicos, orientais e muçulmanos como nos policiais “Irmãos de Sangue (1995)” e “O Verão de Sam (1999)”.


Desde então tem feito trabalhos na TV como a serie “She’s Gotta Have It (desde 2017)”. Em meio a isso, realizou o remake do filme sul-coreano “Old Boy” em 2013 com o Thanos Josh Brolin. E filmes menores com “Red Hook Summer (2012)” e “Chi-Rad (2015)”. Voltando a ficar em evidencia com “Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman, 2018)”. 

Baseado na história verídica do policial afro-americano Ron Stallworth que se infiltrou na filial da cidade de Colorado Springs (Colorado, EUA) da Klu Klux Klan. Detalhe: todos os contatos feitos com os membros da “Organização (Eles não se referem a ela como KkK)” foram por telefone. Sem que soubesse sua verdadeira identidade. Com isso, Ron iniciou uma investigação para ficar de olho nas atividades da Klan. Isso ocorreu em 1978.


Para encontra-los pessoalmente, ele precisa de um alterego. No caso, branco. Ele chama seu colega Flip Zimmerman. Assim, investigar as atividades deles dentro da “Organização” e se aproximarem de seus lideres. Quanto mais avançam, Ron e Flip se aproximam e descobrem sobre si mesmos. Enquanto Ron tenta lutar pelos direitos dos afro-americanos e realizar seu sonho em ser policial. Flip tem descendência judia, só que não a exerceu como se deveria. Vendo que isso ascendeu dentro de si uma chama interior.

Dai o mote para “Infiltrado na Klan”. É um exercício cinematográfico com assinatura de Spike. Que entra num terreno que já é conhecido por ele. Onde solta sua veia social, exibindo a luta de Ron ao lado de Flip e dos outros policiais que simpatizam com sua causa. Para ser Ron temos John Davis Washington, filho de Denzel. Atuando bem no papel e justificando o ditado: “Filho e peixe, peixinho é”.  Como Flip temos Adam Driver (o Kylo Ren da saga Star Wars), numa performance discreta que deixa seu recado como parceiro e a versão branca de Ron para os membros da Klan.

                                     

Representando a “Organização” temos Topher Grace (o Venom de “Homem-Aranha 3, 2007”). Ele é David Duke. Um dos principais líderes da Klan e está pretendendo concorrer a cargos no governo norte-americano. Lee não perde a oportunidade para criticar o atual governo Trump onde os conflitos raciais nos Estados Unidos se intensificam a cada dia. Criando um parâmetro em comum entre eles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c