Sting deixou sua marca na musica, quando se juntou ao baterista Stewart Copeland e o guitarrista Andy Summers para formarem um dos maiores power trios do mundo do rock, o The Police. Desde que surgiram em 1976 até o encerramento de suas atividades em 1983, eles passearam pelos mais diversos estilos do gênero. Desde um punk rock correto, passando pelo jazz, salpicado pelo reggae e ska, pop rock e voltando ao rock básico.
Desde
então, Sting manteve a pegada com o final da banda. Voltando as origens no jazz com seus primeiros discos “The Dream of the Blues Turtles (1985)” e no ao vivo “Bring on the Night
(1986)”. Adicionando o pop rock de outrora em 1987 com “Nothing Like The Sun”, “The
Soul Cages” de 1991 e “Ten Summoner’s
Tales” de 1993. Em 2006, resolveu compor música clássica e barroca no álbum
“Songs from the Labyrinth” e “If On a Winter’s Night” de 2009. Em
2010, regravou canções da carreira solo com as do Police em versões para orquestra
em “Symphonicities”. Em 2013, compôs
o musical autobiográfico “The Last Ship”.
Já
em 2016, ele retorna ao pop rock em “57th
& 9th”. Comentamos no link: http://cyroay72.blogspot.com.br/2016/12/sting-57th-9th.html. Agora em 2018, ele cria uma parceria com
o raggaman Shaggy. Se conheceram
quando o segundo chamou o inglês para participar de uma canção de seu futuro
disco e a química entre os dois foi instantânea. Resolveram gravar um álbum em
conjunto e o resultado foi “44/876”. A sigla é a união dos
códigos telefônicos da Jamaica e do Reino Unido respectivamente.
Impulsionados pelo single, a doce “Don’t Make Me Wait”, levando Sting de volta ao clima do segundo
disco com Police, “Reggatta de Blac” de
1979. Traduzindo “reggae de branco”.
Adicionando a sonoridade de Shaggy,
o reggae dancehall de seus maiores sucessos “Bombastic” e “It Wasn’t Me”.
A
canção titulo, Sting diz em sua
letra “Bob Marley me assombra”. Um
alerta que o som de Marley sempre foi uma das suas referencias musicais. “Morning
is Coming” é a união perfeita do reggae jamaicano com o som do inglês. A
swingada “Waiting For The Break of Day”, exibe a perfeição da parceria.
Assim como “Just
One Lifetime”. Já
em “Dreaming
in the U.S.A.”, os dois caem
no pop rock britânico característico. Uma declaração de amor à terra do tio
Sam. A letra otimista lembre o hino “Born
in the USA” do The Boss Bruce Springsteen. Já em “Crooked Tree” e “To
Love and Be Loved”, o reggae dá as cartas.
O
balanço final é positivo como o som que os dois produzem. Reggae de primeira
qualidade e com o sentimento de dever cumprido em levar alegria para os
respectivos fãs e adoradores do gênero musical.
1. 44/876
2. MORNING IS COMING
3. WAITING FOR THE BREAK OF DAY
4. GOTTA GET BACK MY BABY
5. DON'T MAKE ME WAIT
6. JUST ONE LIFETIME
7. 22ND STREET
8. DREAMING IN THE U.S.A
9. CROOKED TREE
10. TO LOVE AND BE LOVED
11. SAD TROMBONE
12. NIGHT SHIFT
13. IF YOU CAN'T FIND LOVE
14.
LOVE CHANGES EVERYTHING
15.
16 FATHOMS
16. DON'T MAKE ME WAIT - DAVE AUDÉ RHYTHMIC RADIO REMIX
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