Pular para o conteúdo principal

"O PASSAGEIRO" LIAM NEESON


O irlandês Liam Neeson é hoje em dia, o que chamamos de ator em continuo trabalho. Fazendo filme atrás de filme. Ele se tornou um dos sinônimos na indústria cinematográfica chamado de “pau para toda obra”. Atingindo sucesso com a franquia de ação “Busca Implacável” ou fazendo dramas existenciais como o excepcional “Silencio (2016)” do mestre Martin Scorsese. Sua carreira é pontuada por dois grandes projetos. A excelente atuação no filme de guerra “A Lista de Schindler (1993)” do mago Steven Spielberg, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator daquele ano e em 1999 como o mestre jedi Qui-Gon Jinn em “Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma”.


Em 2011, iniciou uma parceria de sucesso com o cineasta espanhol Jaume Collet-Serra no ótimo suspense “Desconhecido”. Mais tarde fariam o filme de ação “Sem Escalas (2014)” e o drama policial “Noite Sem Fim (2015)”. Voltam a trabalhar juntos no thriller “O Passageiro (The Commuter, 2018)”. Neeson é o ex-policial Michael MacCauley, que agora vende seguros de vida. Sua rotina básica é pegar o trem até o trabalho. Antes discute com a esposa Karen (Elizabeth McGovern) sobre como fazer o filho adolescente ir para a faculdade, já o dinheiro não está sobrando.

Em meio a uma das viagens, Michael conversa com Joana (Vera Farmiga, a Lorraine Warren da franquia sobrenatural “Invocação do Mal”). Ela se diz ser uma terapeuta que estuda o comportamento humano e tem uma oferta para ele. Para identificar um dos passageiros, que não deveria estar lá naquele momento. Pode ser um homem ou uma mulher carregando um objeto suspeito. Uma mochila, uma bolsa ou uma mala. Caso consiga identificá-la, Michael ganhará um premio em dinheiro que resolverá todos seus problemas financeiros.


Daí o mote inicial de “O Passageiro”. Collet-Serra nos traz uma trama que nos lembra o clássico noir do mestre do suspense Alfred Hitchcock, “Pacto Sinistro (1951)” com ares de filmes de ação dos dias de hoje. Como bom discípulo, usa e abusa do jogo de aparências. Onde nada ou tudo parece ser o que realmente é. Liam muito a vontade no papel, como o homem colocado no seu limite emocional. Mas com atitude para resolver a situação de momento.

"O Passageiro" é um suspense policial acima da média do momento. Surpreende com sua história intrincada. Que em cada camada, se revela uma surpresa para o espectador mais desatentado. Collet-Serra consegue manter a atenção do público, conforme ela vai evoluindo até seu ato final. 


Intercalado pela estupenda sequencia de descarrilamento do trem. Onde se sente literalmente dentro do vagão. Com uma câmera frenética e um trabalho de edição espetacular, de encher os olhos e "dar aquele arrepio na espinha". A película conta com as participações mais que especiais de Patrick Wilson (das franquias sobrenaturais "A Invocação do Mal" e "Sobrenatural") é o melhor amigo de Michael, o policial Alex Murphy; Sam Neil (o Dr. Alan Grant da saga "Jurassic Park") como o capitão da polícia local David Hawthorne e Jonathan Banks (o truculento Mike das series de TV “Breaking Bad (2008 a 2013)” e “Better Call Saul (desde 2015”) é o passageiro amigo de Michael, Walt.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c