Pular para o conteúdo principal

"MARIA MADALENA" com Rooney Mara & Joaquin Phoenix


O cinema sempre soube aproveitar a Bíblia para trazer bons filmes sobre o tema. Entre eles os clássicos estrelados pelo mito Charlton Heston, “Os Dez Mandamentos (1956)” e “Ben-Hur (1959)”. Mais recentemente os filmes bíblicos foram atualizados com uma pegada mais realista dos fatos. Como por exemplo, o polemico “A Paixão de Cristo (2004)” do mad Mel Gibson e a do mestre Martin Scorsese em “A Última Tentação de Cristo (1988)”, onde a divindade de Jesus Cristo é colocada de lado e destacando mais sua humanidade.

Agora o diretor Garth Davis do excepcional drama “Lion: Uma Jornada para Casa (2016)” nos traz sua visão sobre a história de Jesus Cristo, com um ponto de vista de seus pares. No caso, Maria Madalena. Sua presença ainda causa polemica até hoje. Até então, uma prostituta de acordo com o Papa Gregório em 591 D.C., só recentemente isto foi retirado dos altos. Estudiosos da Bíblia acreditam, ela era a esposa de Jesus. A partir daí, temos “Maria Madalena (Mary Magdalene, 2018)”.


Ela é interpretada por Rooney Mara (a Lisbeth Salander de “Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres, 2011”) e a vemos como uma mulher que se mostra contra sua posição perante a sociedade vigente. Recusando a aceitar sua condição em se casar com um homem escolhido pelo pai (Tchery Karyo). E sofrendo por causa disso, acusada por ele e toda família por estar possuída pelo demônio. Passando por um exorcismo, o que a deixa ainda reticente. Só quando recebe a visita de Jesus de Nazaré (o Johnny Cash Joaquim Phoenix). Com ele se sente a vontade, percebendo que possuem ideais em comum. Juntos, Jesus a vê como uma de suas apostolas. Enxergando nela, a pessoa certa para dar seguimento os seus ideais sobre a palavra de Deus.


O único que se opõe a isso é Pedro (Chiwetel Ejiofor de “12 Anos de Escravidão, 2013”). Ele não acredita que uma mulher possa ser a “escolhida” para suceder Jesus. Vendo que este papel cabe em um homem na realidade. Assim temos o conto escrito por Helen Edmundson e Phillipa Goslett, o testemunho de Maria Madalena ao lado de Jesus. Desde o primeiro milagre até sua crucificação. Davis nos traz uma visão sobre Maria Madalena como uma mulher de atitude. Muito a frente de seu tempo. 

Onde o homem é considerado superior e a mulher apenas serve para procriação. Destacando a performance de Rooney, que apesar da sua caminhada cheia de pedras e espinhos, consegue deixar sua mensagem e a continuidade da ideologia de Jesus de acordo com a palavra de Deus. Equilibrando a divindade de Jesus, entre a pessoa comum e a endeusada pelos seus seguidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c