Pular para o conteúdo principal

U2 & As Canções da Experiência ... De Longa Data

O conceito pensado por Bono (vocais), The Edge (guitarras, teclados & vocais), Adam Clayton (contrabaixo) e Larry Muller Jr. (bateria & vocais) para o novo álbum “Songs of Experience” era seguir a ideia iniciada em “Songs of Innocence” de 2014. Falamos a respeito no link: http://cyroay72.blogspot.com.br/2014/09/a-inocencia-cancoes-sobre-ela-pelos.html . Contar o passado musical e pessoal da banda. O que os influenciou a ser o maior grupo de rock’n’roll dos anos 80 e um dos melhores de todos os tempos. Destacando as letras de Bono contando sua infância nos subúrbios de Dublin (Irlanda). 

E mais tarde, a adolescência ao lado de Dave Evans (Edge), Adam & Larry, juntamente o casamento com sua namorada de escola, Alison Stewart. Com uma discografia irretocável, o U2 fez um balanço dos 41 anos de carreira. Juntamente com a edição especial e a turnê comemorativa dos 30 anos de seu disco mais emblemático, o messiânico “The Joshua Tree (09.03.1987)”. Com direito a passagem em nossa terra brasilis, que se encerrou por aqui com quatro apresentações antológicas. Comentamos no link: http://cyroay72.blogspot.com.br/2017/10/u2-o-encerramento-da-turne-joshua-tree.html



Junto a isso, o lançamento de “Songs of Experience” foi anunciado para este mês de dezembro. O U2 não apenas reciclou sua sonoridade característica. Apenas mostrou como amadureceu musicalmente. O engajamento politico continua presente nas letras de Bono, só desta vez, ele optou por falar no amor. Em todos os sentidos que esta palavra significa.

Não se restringindo ao carnal somente. O sentimento de amor que temos por aqueles que são nossos amigos mais próximos e chamamos de “irmãos”. Igualmente por aquela pessoa que está sentada ao nosso lado no banco do metrô. Ou aqueles que estão sofrendo algum tipo de dor do outro lado do mundo. Seja a saída repentina de seu país de origem ou que tenha sofrido uma perda pessoal. Por aqui “SoE” saiu em duas versões: A standard com as 13 faixas que formam o disco. E a Deluxe com quatro faixas bônus.


LOVE IS ALL WE HAVE LEFT: Canção curta que abre os trabalhos. Uma reflexão sobre o amor.

LIGHTS OF HOME: Começa com uma pegada pesada com ares r’n’b para sua parte final, se transformar num gospel que nos transporta para uma igreja no Harlem (Nova York).

YOU’RE THE BEST THING ABOUT ME: Primeiro single. Canção prima de “Sweetest Thing”.  Levada pop característica U2. Destaque para o backing vocal em falsete de The Edge, neste quase dueto com Bono.


GET OUT OF YOUR OWN WAY: Canção melódica com refrão que gruda na memória. 


AMERICAN SOUL: Canção pesada com ares de T-Rex e introdução do rapper Kendrick  Lamar. Riff potente de The Edge e mais um refrão que fica na canção “You Are Rock’n’Roll, You and I are Rock’n’Roll”. A Politica está presente em suas letras. Refletindo sobre a situação sobre os refugiados políticos ou não dos últimos tempos. Uma indireta direta ao Presidente Trump. 


SUMMER OF LOVE: Canção com ares dos Beach Boys de Brian Wilson. Canção prima de “California” de “Songs of Innocence (2014)”.

RED FLAG DAY: Canção rápida que flerta com a fase anos 80 do grupo. Encaixaria perfeitamente em “The Unforgettable Fire”.

THE SHOWMAN (LITTLE MORE BETTER): Canção de ritmo pulsante e sente-se a alegria de Bono ao canta-la. Parecendo que estamos na varanda da casa dela, presenciando um show intimista.

THE LITTLE THINGS THAT GIVE YOU AWAY: Balada padrão U2. Com letra inspirada de Bono sobre o que deixamos em nosso caminho.  Melódica, perfeita para o timbre da guitarra de The Edge com um solo primoroso ao seu final.

LANDLADY: Boa balada, destacando novamente o trabalho de The Edge nas seis cordas da sua guitarra.

THE BLACKOUT: A mescla perfeita de soul, blues, r’n’b e r’n’r.  Referências à “Zoo Station”, “Even Better Than The Real Thing” e “The Fly” a transformam numa canção poderosa. Entra fácil em “Achtung Baby”. 


LOVE IS BIGGER THAN ANYTHING IN ITS WAY: Balada potente com letra inspiradíssima de Bono. Falando literalmente de “amor”. Desde já uma das melhores faixas de “Songs of Experience”.

13 (THERE IS A LIGHT): Fechando os trabalhos, “13” evoca o passado distante. Relembrando a clássica “40” do mítico “War (1982)” junto ao refrão de “Song for Someone”. Interpretação emocionante de Bono, acompanhado por The Edge no piano (desta vez) e um arranjo de cordas belíssimo.

BONUS TRACKS

ORDINARY LOVE – EXTRAORDINARY MIX: Bom remix da faixa originalmente lançada no filme “Mandela: Um Longo Caminho para Liberdade” de 2013.


BOOK OF YOUR HEART: Canção reflexiva que poderia estar em “War” ou em “The Unforgettable Fire”.

LIGHTS OF HOME – ST PETER’S STRING VERSION: Sua versão orquestrada, o que a deixa mais pesada e personalidade.

YOU’RE THE BEST THING ABOUT ME (U2 vs. Kigo): Colaboração com o DJ norueguês  Kigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c