Pular para o conteúdo principal

O Documentário "THE BEATLES: EIGHT DAYS A WEEK - THE TOURING YEARS"


O que dizer de um grupo musical formado numa cidade portuária no interior da Inglaterra e que mais tarde, viria a se tornar a maior banda de rock de todos os tempos. Influenciando gerações não só com sua musica, mas culturalmente. No modo de vestir, falar e pensar. Estamos falando dos quatro rapazes de Liverpool John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, os Beatles!

Com um começo de carreira avassalador, eles iniciaram uma tendência que mais tarde, se tornaria uma febre mundial. No caso, a Beatlemania. Um grupo de fãs que acompanham os passos de seus ídolos de perto e quando estão próximos deles, ficam enlouquecidos. Isso é exemplificado nos filmes “A Hard Day’s Night” e “Help”. Películas ficcionais que acompanhavam o dia a dia dos Beatles. Já discutimos o primeiro, para saber mais no link:

BEATLES: A HARD DAY’S NIGHT


No ultimo final de semana, aconteceu por aqui a exibição do documentário “The Beatles: Eight Days A Week – The Touring Days (2016)”. Que cobre o período mais conturbado na carreira do grupo, desde a primeira apresentação do lendário Cavern Club até a derradeira apresentação em Candlestick Park na cidade de São Francisco (EUA) em 1966.

Ele foi dirigido por Ron Howard, o mesmo dos filmes do professor Robert Langdon (“O Código Da Vinci, 2006”, “Anjos & Demônios, 2009” e “Inferno, 2016”). Trazendo este conto que mescla o passado com depoimentos de quem presenciou este movimento, daqueles tempos onde a politica e a cultura estavam efervescentes. Os membros remanescentes Paul & Ringo, relembram a loucura das fãs na frente dos hotéis e como era complicado sair e retornar ao mesmo.


Somados às entrevistas da época, com John e George comentando com alegria e o sarcasmo do primeiro, sobre o que estavam vivendo. O estado de excitação de seus admiradores se mistura com o deles. Onde queriam dar seu melhor em cima do palco. Relatam também que a euforia do publico não conseguiam se ouvir. 


Com uma edição ágil e eficiente, Howard nos leva a uma viagem no tempo. Com os Beatles se apresentando, acompanhados por comentários de personalidades como as atrizes Whoopi Goldberg (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Ghost: Do Outro Lado da Vida, 1990”) e a eterna Ripley da franquia Alien Sigourney Weaver que foram testemunhas vivas deste momento histórico. Isso é representado na sequencia no show em Jacksonville no Gator Bowl realizado em 11 de setembro de 1964. Uma cidade marcada pela segregação racial. 


Junto à declaração dos quatro, caso houvesse alguma atitude preconceituosa no local, o show não seria realizado. A apresentação antológica no Shea Stadium não poderia faltar. 30 minutos dela compõe a duração (02 horas e 17 minutos) de “Eight Days A Week”, restaurado e remasterizado em 4K. Onde inclusive vemos o sentimento de camarada dos rapazes e mesmo cansados da sua rotina. Mantêm a alegria de estarem vivenciando aquilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...