Filmes sobre heroísmo são comuns na cultura norte-americana. Vemos exemplos deste fato recentemente no filme desastre baseado em fatos reais “Horizonte Profundo (2016)”. Com isso em mente, o mítico cowboy Clint Eastwood resolveu filmar a história sobre o acidente aéreo ocorrido em 15 de janeiro de 2009. Onde o piloto Chester “Sully” Sullenberger teve que fazer o pouso de emergência da sua aeronave (o Airbus A320) no meio do rio Hudson. Suas turbinas foram atingidas e danificadas por uma revoada de gansos. Na ação ele salvou mais de 155 pessoas (entre tripulantes e passageiros).
Sua história se transformou no livro "Highest Duty: My Search for What Really Matters" escrito pelo próprio Sully com auxilio do escritor Jeffrey Zaslow. Com esse material em mãos, Eastwood chamou ser Sully o versátil Tom Hanks. E juntos realizaram “Sully – O Herói do Rio Hudson (Sully, 2016)”. Sendo adaptado por Todd Komarnicki, aqui temos a visão apurada de Clint para ilustrar este conto.
O drama
vivido pelo personagem de Hanks é
bem exemplificado por sua atuação impecável. Após uma sequencia de tirar o
folego quando Sully e seu co-piloto Jeff Skiles (Aaron Eckhart, de “Invasão à Casa Branca, 2013”) tentam pousar o
avião. Após o resgate no Hudson, Sully sofre com questionamentos morais se
foram corretas suas ações para salvar a si e todos que estavam sob sua
responsabilidade no voo.
Clint opta por humanizar a figura de herói impingida a Sully. Exibindo suas falhas, dúvidas, medos e preocupações com a família. Esta ultima quando conversa com a esposa Lorraine (Laura Linney do seriado televisivo “The Big C de 2010 a 2013”). Enquanto isso, Sully é investigado pelo Departamento Nacional de Segurança no Transporte (NTSB). Aqui representados pelo agente Charles Porter (Mike O’Malley) e a psicóloga forense, dra. Elizabeth Davis (Anna Gunn, a Skyler White de “Breaking Bad”).
Além da grande atuação de Tom, o trabalho da equipe de maquiagem é impressionante. Ele ficou muito parecido com o verdadeiro Sully. O elenco de apoio também se destaca. Eastwood, um excepcional cineasta, como poucos sabe usar a câmera e uma boa edição a seu favor. Na sequencia do acidente vista e revista no decorrer da película. Onde os efeitos visuais se mesclam perfeitamente aos efeitos sonoros produzidos pela equipe encarregada.
Conheço o trabalho de Clint Eastwood já faz um tempo, na verdade é um dos meus diretores preferidos. Faz pouco tempo que vi o filme Sully, O Herói do Rio Hudson e fiquei encantada, esta muito bem feito e muitas das cenas que fazem são ótimas. Graças ao grande trabalho do elenco, foi um dos melhores filmes de 2016. Tom Hanks é o melhor ator!
ResponderExcluirEle tb é 1 dos meus cineastas favoritos. Tem 1 história no cinema que o transformou no mito que é. E como diretor, ele é 1 dos melhores de todos os tempos. Verdade, o elenco está ótimo. Tom Hanks é outro que está caminhando para ser 1 tb. E seu parceiro de cena Aaron Eckhart está ótimo.
ResponderExcluir