Pular para o conteúdo principal

O Drama "O QUARTO DE JACK"

Casos sobre sequestros de crianças e jovens, que depois são mantidas como prisioneiras por seus raptores, não é um tema muito comum no cinema. Apesar de vermos muitos casos do tipo na Europa e em especial nos Estados Unidos. Com isso dito, baseado no best seller escrito pela autora irlandesa Emma Donoghue, “O Quarto” em 2010. Temos a história do garoto Jack, que acaba de completar cinco anos. Ele vive com a mãe em um pequeno quarto e só consegue enxergar seu exterior através de uma claraboia no teto.


Para ele, o mundo se resume ao quarto. Cumprimentando a cama, o abajur, a pia, o guarda-roupa e por aí vai. A mãe tenta suavizar a situação do melhor modo possível. Ela está aprisionada a mais de sete anos. Foi raptada aos 17 e submetida aos abusos sexuais de seu sequestrador. Daí nasceu Jack. Vendo que o filho está crescendo, diz que o mundo em que vivem é muito maior do que imagina. Jack se choca com a revelação e a contradiz que mentiu o tempo todo.

Mais calmo, começa a indagar sobre como são as coisas lá fora. Fala também seu nome para o filho, Joy. Assim, ela arquiteta um plano para a fuga deles. Jack deve fingir que morreu devido ao frio da estação. Pois o quarto em que moram, ficou sem aquecimento. Joy o enrola num tapete e diz o que fazer quando estiver fora dele (“Furgão. Saia. Salte. Corra. Alguém”). Paralisado por estar fora do quarto e ver o céu azul, sem ser pela claraboia.


Consegue escapar e encontrar uma pessoa que pode ajuda-lo. O sequestrador foge e Jack com o auxilio da polícia vai até casa onde sua mãe está sendo mantida como prisioneira. Juntos novamente. Eles são levados para o hospital da cidade e passam por exames. Até que Joy reencontra com os pais e os apresenta para o neto. Como nunca saiu do “quarto”, Jack está, ao mesmo tempo, assustado e curioso sobre o mundo. Este é a trama básica de “O Quarto de Jack (The Room, 2015)”. Adaptado pela própria Donoghue e com direção de Lenny Abrahamson (do cult movie “Frank, 2014”).


Dai temos o retrato do isolamento sofrido por Joy e Jack. Muito bem personificado por Brie Larson e o pequeno Jacob Tremblay respectivamente. Larson, vinda do mundo das series de TV como “The United States of Tara (2009 a 2011)” e atuando em filmes como “Scott Pilgrim contra o Mundo (2010)” e “Anjos da Lei (2012)”. Aos 26 anos, vemos uma atuação que exibe bem o sentimento de uma menina que perdeu sua juventude, em cativeiro contra a vontade. Quando finalmente livre e com um filho ao seu lado, percebendo que agora é mãe. Também não se adaptando bem ao ambiente que vivera antes. Onde o desespero e a esperança se misturam.


Jabob, é quem dá ritmo à película. Pelos seus olhos vemos como era viver no “quarto” junto ao fascínio e o medo por estar fora dele mais tarde. Uma inocência que dificilmente vemos nos dias de hoje na tela grande do cinema. Como os pais de Joy, Nancy e Robert, temos Joan Allen (a Pamela Landy da franquia Bourne) e William H. Macy (da serie televisiva “Shameless” desde 2011) respectivamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...