Pular para o conteúdo principal

"INVENCÍVEL"



Qual é o limite de uma pessoa, seja físico e /ou psicológico, pode aguentar?

Essa questão é vista e respondida no segundo filme como diretora da musa Angelina Jolie. Ele se chama “Invencível (Unbroken, 2014)”. Baseado no livro escrito pela autora norte americana Laura Hillenbrand, que conta a história do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O’Connell). Onde este disputou as Olimpíadas de Berlim (1936), ganhou a medalha de ouro nos 5000m rasos e ainda quebrou o recorde olímpico. Depois foi lutar na Segunda Guerra Mundial, pela Força Aérea dos Estados Unidos.


Em missão, no bombardeiro em que estava sofre uma pane e cai em meio ao mar Pacífico. Ele e os sobreviventes, o piloto Phil (Domhall Gleeson, Bill Weasley da saga Harry Potter) e Mac (Finn Wittrock), ficam perdidos por 47 dias. Sem água potável e suprimentos. São resgatados pela marinha japonesa. Assim se tornam prisioneiros de guerra. Torturados ao extremo, eles são transferidos para um campo de concentração no Japão.



Phil e Louis se separam. Mac não aguentou o tempo no mar e morreu de fome. No campo, Louis encontra seu algoz. O cabo Watanabe (Miyavi) que conduz as atividades de modo cruel e implacável aos prisioneiros. Ao vê-lo e sabendo seu passado esportivo, acaba se tornando seu principal alvo para tortura física e psicológica. E conhece lá também o oficial John Fitzgerald (Garrett Hedlund de “Tron: O Legado, 2010”).



Essa é a trama básica de “Invencível”. Com Jolie mostrando mais desenvoltura por detrás das câmeras, que na sua primeira vez na cadeira de diretor, o drama de guerra “Na Terra do Amor e do Ódio (2011)”. Que narrava um amor impossível no conflito entre bósnios e sérvios. Agora ela aposta em uma historia sobre superação e exemplo a ser seguido. A adaptação foi feita pelos roteiristas William Nicholson ("Mandela: O Longo Caminho para a Liberdade, 2013") e Richard LaGravenese ("P.S. Eu Te Amo, 2007") com supervisão final dos irmãos Joel e Ethan Coen ("Onde os Fracos Não Tem Vez, 2007").




Muito bem filmado, o trabalho do diretor de fotografia Roger Deakins (“007: Skyfall, 2012”, “Os Suspeitos, 2013”) se destaca. Nos ângulos e nas paisagens, em especial nas sequencias aéreas e em alto-mar. A excelente reconstituição de época. A atuação competente de Jack O’Connell como o biografado, que teve o próprio como consultor (até falecer em 02 de julho de 2014) junto a boa performance de uma nova geração de atores formada por Gleeson, Jai Courtney (o filho do Duro de Matar John McClane) e Hedlund.




A trilha musical edificante composta por Alexandre Desplat (de “Harry Potter & As Relíquias da Morte Partes I & II, 2010 e 2011”) contribui para o clima imposto por Jolie ao contar a história de Zamperini. Cheia de altos e baixos, mas que no fim, sua persistência e força interna o mantiveram sempre no comando da própria vida.




Junto à música de Desplat, temos a canção composta pelos ingleses do Coldplay, “Miracles”. “Invencível” foi indicado para três categorias técnicas do Oscar deste ano: Melhor Fotografia (Deakins), Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c