Pular para o conteúdo principal

"FOXCATCHER", Uma História Real


No final dos anos 80, mais precisamente em 1988, os Estados Unidos foram abalados com uma história, no mínimo, assustadora. Um industrial vindo de uma família abastada que lucrou com a guerra civil americana com a venda de munição e consolidou sua fortuna através da indústria química.


Estamos falando de John Du Pont, magnata que apoiava e nutria uma paixão por esportes, em especial, pela luta greco-romana. Onde abriu um centro de treinamento, no local que dá nome à película, “Foxcacher: A História que Abalou o Mundo (Foxcatcher, 2014)”. Conhecido também pela sua excentricidade, Du Pont cometeu um ato de loucura e assassina um dos lutadores do centro, o medalhista olímpico Mark Schultz.


Este é o mote do mais recente trabalho de Bennett Miller (“Capote, 2005” e “Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo, 2011”) com o comediante Steve Carell encarnando Du Pont e o novo galã do cinema atual Channing Tatum é Schultz. E junto a eles temos o incrível Hulk Mark Ruffalo como irmão de Mark, o também medalhista David Schultz. Sendo também seu treinador.


O filme foca na relação de Du Pont e Mark. Em uma iniciativa própria, ele decide abrir o centro de treinamento na propriedade da família e procura a ajuda de Mark, campeão em 1984 e desde então em decadência, para seleção de candidatos e assim conquistar a medalha de ouro nos próximos jogos olímpicos de Seul. Enxergando no convite de Du Pont, uma chance de se reerguer no esporte.


Aos poucos, a relação entre eles se mostra opressiva. Onde Mark vê seus ideais sendo esmagados pela personalidade de DuPont, que tem o desejo pessoal de firmar no esporte como um grande empreendedor.


Da amizade para um doentio jogo psicológico entre eles. Com a troca de olhares e ofensas que chega a um nível inimaginável. Mesmo com Dave tentando apaziguar a situação. Assim rola trama de “Foxcatcher”, onde o diretor Bennett Miller tenta mostrar até onde a obsessão norte-americana pode chegar. O sucesso a qualquer preço. Não importando o quanto pode prejudicar o individuo. Ao mesmo tempo, certo narcisismo dos envolvidos com cada passo conquistado.


A interpretação do trio é o que mais impressiona. Com Carell, apesar da pesada maquiagem, encarna seu DuPont de modo convincente. Dando a noção exata de como seu personagem era uma pessoa dotada de certos desvios psicóticos.  Já Tatum, fora a desenvoltura física como lutador, seu desempenho dramática exibe toda a truculência e o sentimento de raiva de Mark pelo momento vivido. Ruffalo, competente como sempre, o ponto de referencia e equilíbrio do irmão, destacando também sua boa forma física.


Foxcatcher” conta com a participação mais que especial de uma das damas do cinema mundial, Vanessa Redgrave. Como Jean, a matriarca da Dinastia DuPont, uma forte influencia na vida do filho John.  E a sempre bela Sienna Miller como Nancy, a esposa de David.


A película conseguiu quatro indicações ao Oscar deste ano para Melhor Diretor (Bennett Miller), Melhor Ator (Steve Carell), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo) e Melhor Maquiagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c