Pular para o conteúdo principal

"MANDELA, LONGO CAMINHO PARA A LIBERDADE"


Chegando ao mercado de vídeo em nossa terra brasilis, a cinebiografia do líder sul- africano Nelson Mandela (Madiba e / ou Tata), “Mandela: Um Longo Caminho para Liberdade (Mandela: Long Walk to Freedom, 2013)”. Estrelado por Idris Elba (o Heimdall do Universo Cinematográfico Marvel) como Mandela e Naomie Harris (a nova Moneypenny da franquia 007) é sua esposa, Winnie. O filme, infelizmente, não chegou a ser exibido nas salas de cinema da sua cidade, sendo lançado exclusivamente em dvd e bluray. Tendo como diretor Justin Chadwick (“A Outra, 2008”). Contando a infância e adolescência de Mandela passando pela sua prisão na luta pelos direitos humanos e o fim do regime Apartheid na África do Sul, até sua libertação em 1990.


Baseado na autobiografia de mesmo nome, temos um relato detalhado sobre a vida de um dos lideres políticos mais influentes do globo terrestre. Mandela começou a escrevê-lo em 1974, quando estava preso em Robben Island. E finalizou após sua soltura. Ficou 27 anos preso. Sua história se confunde com a do próprio país. Com seu carisma guiou o povo (tanto negros como brancos) sul africano e sendo uma inspiração para a humanidade. O Caminho para a Liberdade” começa com Mandela jovem iniciando o ritual de amadurecimento em sua tribo Xhosa, onde o lado criança é deixado de lado para se tornar um homem. Seguindo um lema: “Vocês sozinhos são pequenos. Juntos são poderosos”.


Depois, já vemos Mandela (Elba) como advogado formado ao defender os negros mais pobres da maioria branca, que visa prejudica-los com o preconceito racial elevado a décima potência. Mais tarde, se junta aos amigos de um grupo politico chamado CNA, que busca a igualdade social e politica no país. Junto ao idealismo politico em desenvolvimento, descobrimos um lado pouco falado de sua faceta. Charmoso com as mulheres. Foi desse modo que conheceu sua primeira esposa, Evelyn. Com a politica crescendo em suas veias e os encontros casuais com outras mulheres, eles se separam.


Em um das manifestações, se encontra com aquela que seria o amor de sua vida. Estamos falando de Winnie Madikizela (Harris). Eles se casam, formam uma família e lutam juntos por uma África do Sul mais justa para o povo negro. Até o ponto que Mandela é obrigado a partir para a luta armada, com atentados a bombas a prédios governamentais.  Chegando até em sua prisão em uma emboscada. Assim vemos que o tempo preso, foi mudando sua forma de pensar e agir para conseguir seus objetivos.


Enquanto do lado de fora, Winnie intensifica a luta. Com o ódio crescente, pelos brancos. Sendo presa e isolada das filhas que teve com Mandela. O tempo passa e Madiba está envelhecendo no presidio. Com isso, o mundo exterior pede, pela sua liberdade. Que acontece em 11 de fevereiro de 1990 e mais tarde, sua eleição como presidente da África do Sul em 1994. Junto a isso, sua separação “amigável” com Winnie. Assim rola a trama de “O Caminho para a Liberdade”, com a excelente atuação de Idris Elba que soube mostra na medida certa (o amor, o ódio e o perdão) por aqueles que passaram pela vida de Madiba. E Naomie Harris, simplesmente perfeita como Winnie Mandela.


A película tem como atrativo a mais, canção tema composta pelos irlandeses do U2 chamada “Ordinary Love” que concorreu na última cerimonia do Oscar como Melhor Canção. Mas que infelizmente não ganhou. Quem sabe na próxima, Bono & companhia consigam.

U2 – ORDINARY LOVE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

Visita ao "MASP"

Continuando nossa saga as exposições na terra da garoa, desta vez fomos ao Masp . O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta trabalhos de artistas renomados em seus espaços. Além do acevo fixo com obras de Lina Bo Bardi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet e Picasso. Elas se localizam no segundo andar, fazem parte da exposição, “ Acervo em Transformação ”. Já no primeiro andar temos as obras de Judith Lauand (1922-2022), ela fez parte do grupo Ruptura. Que consolidou o movimento de arte concreta e de abstração geométrica no Brasil, no meio do século passado. DETALHE: Ela foi a única mulher que integrou o grupo. Elas foram produzidas no final dos anos 50 e começo dos anos 60. Já no subsolo, divididos em duas partes. No primeiro, “ Madalena Santos Reinbolt: Uma Cabeça Cheia de Planeta ”. A mostra da artista nascida na Bahia (1919-1977) traz suas pinturas e sua singularidade com tapeçarias. Onde se tornou uma pioneira. Já

A Série "THE BEAR"

A gastronomia nos últimos anos vem ganhando mais espaço na vida cultural e social das pessoas. Seja em critica sobre a comida na sua cidade natal, seja em programas de auditório como o Masterchef Brasil e até no cinema. Como vimos recentemente no tenso “ O Menu (2022)” com Ralph Fiennes. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2022/12/o-menu-pelo-chef-ralph-fiennes.html . Agora essa temática na series streaming com “ The Bear ” pelo canal Hulu. Por aqui, você vê-la pelo Star+. Conhecemos o chef Carmen Berzatto, feito por Jeremy Allen White . Ele deixou seu posto como “Chef” em um dos restaurantes mais conhecidos de Nova York, para voltar a Chicago, cidade que nasceu. Assumindo “ The Beef ”, a lanchonete do irmão Michael. Que lhe deixou em testamento. Um local beirando a falência. Carmen ao fazer o balanço viu que as dividas de Michael, impossibilitam a continuidade da lanchonete. Mesmo assim, ele acredita que pode arrumar as coisas. Graças aos seus conhecimentos na cozi