Pular para o conteúdo principal

TRANSCENDENCE - A REVOLUÇÃO



Vivemos os tempos modernos. Onde cada vez mais dependentes da tecnologia em evolução continua. Veja os smartphones, tablets e computadores de última geração, por exemplo. E os avanços na área da informática como a IA (Inteligência Artificial) e a nanotecnologia.

Aliados com a boa e velha energia elétrica como força motriz. Esse é o tema discutido por “Transcendence – Revolução (Transcendence, 2014)”. É a estreia de Wally Pfister, diretor de fotografia e parceiro de Christopher Nolan em suas películas. Em uma delas, ganhou o Oscar de Melhor Fotografia por “A Origem (2010)”.


Agora na cadeira de diretor, Pfister leva para a tela grande o roteiro escrito por Jack Paglen, outro estreante. Onde temos o eterno capitão Jack Sparrow Johnny Depp e Rebecca Hall (“Homem de Ferro 3, 2013”) como o casal de cientistas Will e Evelyn Carter, respectivamente.



Renomados no seu campo de atuação, responsáveis pela criação da Inteligência Artificial chamada PINN. Uma máquina autoconsciente. Tudo correto tranquilamente até a ida deles para um congresso para arrecadar fundos para seu trabalho. Junto ao melhor amigo Max Waters (Paul Bettany, o Jarvis da saga Homem de Ferro), eles são atacados por um grupo radical contra os avanços da tecnologia, liderados por Bree (Kate Mara, do seriado de TV House of Cards, 2013 até hoje).



Will é atingido por uma bala de raspão. Dai surge o problema. A bala tinha resíduos de um veneno radioativo. Onde ele tem poucos meses de vida. Evelyn desesperada pede ajuda a Max. Pois ela encontra a pesquisa de um colega cientista que conseguiu transferir a consciência de um macaco para um programa IA. Tendo como base, o PINN.

Assim rola a trama de “Transcendence”. Onde Max e Evelyn tem êxito na transferência. Will começa a agir como um programa extremamente evoluído, hackeando sistemas operacionais e indo até a Wall Street para conseguir fundos para financiar suas pesquisas. Com o objetivo, de criar uma interação entre o orgânico e o sintético.




Com o surgimento de um novo “Deus” que une a mais moderna tecnologia com a natureza do planeta e consequentemente, a dos homens também. Vemos também em “Transcendence”, o veterano Morgan Freeman como Joseph Tagger, mentor de Will, Evelyn & Max; e Cillian Murphy (o Espantalho da saga Batman de Christopher Nolan) é o agente do FBI Buchanan.




Transcendence” discute o quão tênue é a linha que separa o homem e a máquina. E como essa “dependência” define os rumos da humanidade, tanto para o bem como para o mal. Em especial, do modo que ela é utilizada.

CURIOSIDADE: Além da IA, temos a nanotecnologia. É a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos a partir de partículas minúsculas, na escala de nanômetros (1 milímetro é igual a 1 milhão de nanos), como os átomos. Com o uso de técnicas e ferramentas específicas, esse profissional é capaz de organizar átomos e moléculas a fim de dar origem a um produto, processo ou novo material. Atua na pesquisa e no desenvolvimento de diversas áreas, de medicina a computação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...