Pular para o conteúdo principal

Chris Pine é o novo Jack Ryan em "OPERAÇÃO SOMBRA"

Saindo um pouco do clima de Oscar, temos o novo filme da franquia do agente da CIA Jack Ryan, “Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit, 2014)”. Criado pelo autor norte americano Tom Clancy, falecido em 02 de outubro de 2013. Estrelado pelo capitão Kirk da saga Star Trek de J.J. Abrams Chris Pine, o veterano Kevin Costner, a musa dos filmes de época Keira Knightley e ator shakespeariano Kenneth Branagh, que inclusive dirige a película.

Mais recentemente, ele dirigiu o primeiro filme do Deus do Trovão Thor do Universo Cinematográfico Marvel, em 2011. Em sua quinta aventura cinematográfica, Jack Ryan já foi encarnado por Alec Baldwin (da série de TV 30 Rock de 2006 a 2013) em “A Caçada ao Outubro Vermelho (1990)”, o eterno Indiana Jones / Han Solo Harrison Ford em dois filmes (“Jogos Patrióticos, 1992” e “Perigo Real & Imediato, 1994”) e pelo canastrão Ben Affleck em “A Soma de Todos os Medos (2002)”.


Agora é a vez de Pine dar vida ao personagem. “Operação Sombra” tem ares de reboot por contar o início de Ryan como espião da CIA. Quando estudava economia em Londres e de lá viu pelo circuito interno de TV, o atentado às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Assim temos um salto no tempo e vemos Ryan em um helicóptero como tenente de uma unidade da marinha americana em missão do Afeganistão. Até ele ser derrubado, Ryan milagrosamente se salva e ainda resgata os tripulantes do helicóptero. Extremamente ferido, é levado com urgência para um hospital e lá conhece a médica residente Cathy Muller (Knightley). E ela fica responsável pela sua recuperação.


Sua ação heroica chama atenção do analista da CIA e oficial da Marinha, Thomas Harper (Costner), que o recruta para ser um analista e trabalhar disfarçado na Bolsa em Wall Street. Depois dos atentados, o governo está de olho em todos os pontos possíveis de ataque em solo americano. 

Estamos nos dias de hoje, Ryan verifica as contas de um magnata russo chamado Victor Cherevin (Branagh) e percebe algumas irregularidades nos seus investimentos em Wall Street. Comunica Harper e o mesmo pede a ele que vá até a Rússia investigar Cherevin. De início, Ryan estranha, pois não é um agente de campo. Isso também causa problemas no seu relacionamento com Cathy, que desconfia de suas atividades fora do trabalho.


Assim começa a história de “Operação Sombra”. Trazendo de volta a antiga rixa entre americanos e russos. A boa e velha Guerra Fria ao lado dela a mais moderna tecnologia. Saem às ogivas nucleares e entram as ações do mercado financeiro mundial onde se cai um grande investidor, outros que estão associados a ele caem junto. Branagh acerta na ação, fazendo da trama de Operação Sombra”, um excelente jogo de gato & rato. 

Assim como em seu personagem, um ótimo vilão e caprichando no sotaque russo. Pine mostra a mesma desenvoltura vista em seu capitão Kirk na Enterprise. Knightley repete sua mocinha com atitude da franquia Piratas do Caribe. E o retorno de Costner, mais velho, se saindo muito bem como mentor de Ryan.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...