Saiu no final do ano passado a edição especial de “2112” do power trio Rush, formado por Geddy Lee (vocais & contrabaixo), Alex Lifeson (guitarras & violões) & Neil Peart (bateria & percussão), para comemorar os 36 anos do álbum. Junto a ela, a remasterização do disco com inclusão de três faixas bônus inéditas gravadas em apresentações no inicio dos anos 80. E mais um disco (dvd ou bluray) com uma versão digital em quadrinhos baseado no conceito de “2112” e seu áudio original em 5.1 Surround Sound 96kHz / 24 bit.
Sem deixar de mencionar, a edição limitada em formato de livro com o quadrinho acompanhado do cd & bluray. Lançado no ano de 1976, este foi o disco que impulsionou a carreira do Rush e ao mesmo tempo, se tornou seu maior sucesso comercial ao lado de “Moving Pictures (1981)”. Chegando ao topo da parada na Bilboard daquele ano e a ganhar disco de ouro e de platina.
“2112”
marcou a virada musical do trio. Onde nos primeiros álbuns “Rush (1974)” e “Fly by Night (1975)”, tinham uma pegada mais hard rock,
influenciada pelo Led Zeppelin e Cream. Já no terceiro, “Caress of Steel (1975)”, foi o inicio da sonoridade progressiva.
Suplementada neste disco em discussão. Seu conceito tem como base o livro “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley.
Sobre uma sociedade futurística controlada pelos “Priests”. Onde estes tomavam conta da vida de seus cidadãos. Não os deixando pensar por si próprios. Até
surgir um sujeito que encontra um objeto que o liberta desta tirania imposta.
Com a épica “2112 (20m33s)” dividida em sete atos. Temos “I – Overture” e “II – The Temples of Syrink” já introduzem a banda de modo arrebatador. A parte I, um instrumental onde cada um deles mostra porque são virtuosos nos respectivos instrumentos. E a parte II, com uma violência sonora junto ao vocal único de Lee.
2112 – OVERTURE & THE TEMPLES OF SYRINK
Na terceira parte (“III – Discovery”), sua voz muda para narrar sobre a origem do personagem principal e sua descoberta. A quarta (“IV – Presentation”) em duelo vocal, de Lee contra si próprio, temos a descrença entre os Priests sobre o escolhido e seu achado. A quinta (“V – Oracle: The Dream”), o conflito interno e um sonho que mudará seu destino e de todos. Na sexta parte (“VI – Soliloquy”), ele está ciente do seu papel e decide morrer para libertar sua alma. E a parte final (“VII – The Grand Finale”), com a realização do sonho onde todos se libertam da ditadura dos Priests.
No restante do álbum temos as canções: “A Passage to Bangkok” (um swingado hard rock, que mostra a versatilidade do trio), “The Twlight Zone” (uma bela balada com letra inspirada no antigo seriado de TV dos anos 50), “Lessons” (canção que se destaca pela mescla de um clima rústico, por causa dos violões e de repente se tornar um hard rock no refrão com riff cortante de Lifeson), “Tears” (balada acústica com destaque para as cordas) & “Something for Nothing” (hard rock poderoso com a marca registrada Rush). Que não fazem parte do conceito de “2112”, pois são canções independentes.
A PASSAGE TO BANGKOK
“2112” é um álbum indispensável. Não só para os fãs do Rush, bem como também, daqueles que apreciam um rock de qualidade e de verdade. Com Lee, Lifeson & Peart mostrando todo seu talento como instrumentistas e destacando a escrita de Neil como letrista.
CD
1. 2112: Overture / The Temples of Syrinx / Discovery
/ Presentation / Oracle: The Dream / Soliloquy / Grand Finale- 20:33
2. A Passage to Bangkok - 3:35
3. The Twilight Zone - 3:20
4. Lessons - 3:53
5. Tears - 3:35
6. Something for Nothing - 3:59
Faixas bônus:
7. Overture [Live at Northlands Coliseum/1981] [Live]
- 4:31
8. The Temples of Syrnix [Live at Northlands
Coliseum/1981] [Live] - 2:20
9. A Passage to Bangkok [Live at Manchester Apollo/1980] [Live] - 3:57
DVD
ou BLURAY
1. 2112: Overture / The Temples of Syrinx / Discovery
/ Presentation / Oracle: The Dream / Soliloquy / Grand Finale- 20:33
2. A Passage to Bangkok - 3:34
3. The Twilight Zone - 3:19
4. Lessons - 3:52
5. Tears - 3:34
6. Something for Nothing - 3:57
PCM &DTS HD Master Audio 5.1 Surround Sound 96kHz
/ 24 bit
Menu: 2112 Deluxe Edition
- Photo Gallery
- Digital Comic Book
- Lyric English
- Liner Notes English
- Photo Gallery
Comentários
Postar um comentário