Pular para o conteúdo principal

"HITCHCOCK", 1 Belo Tributo ao Mestre do Suspense

Estreando neste final de semana, temos “Hitchcock (Hitchcock, 2012)” dirigido pelo estreante Sasha Gervari. O filme não é biografia sobre o cineasta, é na verdade um conto sobre os bastidores e as filmagens de seu maior sucesso na telona, “Psicose (Psycho, 1960)”. Como Alfred Hitchcock, temos o Hannibal Lecter Anthony Hopkins e sua esposa Alma Reville, a rainha Helen Mirren

A película começa com ele em seu escritório nos estúdios da Paramount, pensando qual será seu novo projeto cinematográfico, já que está sem ideias sobre o que filmar. Auxiliado pela sua secretária pessoal Peggy Robertson (Toni Colette da série “United States of Sara, 2009”), Alfred precisa arranjar algo senão irá enlouquecer a todos a sua volta. Pois o sucesso de seu último filme “Intriga Internacional (1959)” já começava a pesar sobre seus ombros.

Até que surge o livro “Psicose” sobre o assassino serial Ed Gein (Michael Wincott) que foi a inspiração original para o filme. O projeto já existia, mas nenhum estúdio queria faze-lo pelo teor da história, muito pesada para os padrões da época. Hitchcock fica maravilhado por ela e quer filma-la de qualquer jeito. Por contrato, deve um filme para os estúdios Paramount, porém seus executivos o recusam. Fazendo com que Hitchcock hipoteque a casa para conseguir dinheiro para financiar a filmagem de “Psicose”.

Com ajuda de seu empresário Lew Wasserman (Michael Stuhlbarg de “MIB: Homens de Preto 3, 2012”) faz um acordo com o estúdio onde ele tem o controle absoluto sobre o filme, a Paramount faz a distribuição e exibição pelos Estados Unidos. Em meio a isso, seu casamento está em crise. Alma sempre ajudou Hitchcock, pois tem experiência como revisora de roteiros, foi assim que se conheceram e casaram.  Ele preocupado demais em fazer “Psicose” e ela se interessando por Whitfield Cook (Danny Huston de “O Resgate, 2012”), escritor e roteirista em ascensão no meio cinematográfico.


Hitchcock” mescla bem esses momentos mais pessoais da vida do casal e as filmagens de “Psicose” onde temos a bela Scarlett Johansson (a Viúva Negra dos “Vingadores, 2012”) como Janet Leigh, Jessica Biel (“O Vingador do Futuro, 2012”) faz Vera Miles e James D’arcy (“W/E, 2011”) é Anthony Perkins, surpreendente a semelhança física entre eles. 

Destaque para o trabalho da equipe de maquiagem. Muito tem se falado sobre a maquiagem feita em Hopkins para se parecer com Alfred como uma caricatura, ao contrário do pareceu para este que vos escreve, ela está excelente. A reconstituição de época, a fotografia e os figurinos estão impecáveis. Assim como a química do casal formado por sir Anthony Hopkins e Helen Mirren, onde sua sintonia rege o filme. Balanceando os momentos de drama, comédia e suspense gerado pela tensão nos bastidores da produção de “Psicose”.


O clímax da película é quando Hitchcock prepara uma estratégia para lança-lo nas salas de cinema, pois a Paramount não gostou do filme e não quer fazer muito estardalhaço sobre ele. Assim cria uma cartilha para os donos dos dois cinemas que iram exibir “Psicose”. Onde há um suspense crescente sobre o mistério do filme até a clássica cena do chuveiro.

Em que temos o tema musical criado por Bernard Hermann em que cada nota é regida pelo próprio Hitchcock de acordo com a reação do público durante a sequência. “Hitchcock” presta uma bela homenagem ao mestre do suspense. Assim como “O Artista” e “A Invenção de Hugo Cabret” fizeram no ano de 2011 para sétima arte. Para aqueles saudosos do “Karate KidRalph Macchio, ele faz uma participação especial como o roteirista de “Psicose”, Joseph Stefano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....