Em cartaz nas salas de cinema da
sua cidade, temos o novo filme do capitão Nascimento, melhor dizendo, Wagner Moura. Estou falando de “A Busca (2012)”, dirigido por Luciano Moura.
“A Busca” fala sobre um tema que pode acontecer com qualquer um de nós. Onde Theo (Moura), médico, está se separando da sua esposa Branca (Mariana Lima), também médica. E em uma discussão que é presenciada pelo filho adolescente Pedro (Brás Antunes). Este resolve fugir de casa.
Fazendo com que Theo percorra os cantos do país para encontra-lo em uma jornada que ao mesmo tempo o fará refletir sobre sua vida. A cada passo dado, Theo vê como o Brasil é grande e as diferenças sociais vividas pelo povo brasileiro são evidentes.
Uns ganham muito, ainda reclamam e a grande maioria vivendo em situação de extrema pobreza. Refletindo assim sobre sua vida, o porquê da sua separação, o distanciamento do filho e os traumas mal resolvidos com o pai (Lima Duarte).
Na sua busca, Theo começa a entender aos poucos o motivo da fuga de Pedro e o faz ver como seus traumas de infância o influenciaram nas suas decisões pessoais e profissionais.
“A Busca” faz pensar sobre nós mesmos. Pois o que ocorre com Theo pode (ou está acontecendo) acontecer com este que vos escreve e /ou com uma pessoa que está sentada ao seu lado no banco do ônibus e / ou metrô. E como podemos deixar aqueles que amamos em uma situação desconfortável e ao mesmo tempo, o processo de descoberta do autoconhecimento de cada um para superar todos os seus medos.
O ótimo roteiro de Elena Soarez & Luciano Moura se faz a luz para este momento de reflexão. Muito bem auxiliado pelo excelente elenco formado por Wagner Moura, Mariana Rios e Lima Duarte.
Comentários
Postar um comentário