Pular para o conteúdo principal

"OS MISERÁVEIS" de Victor Hugo no Século XXI

Em cartaz nas salas de cinema da sua cidade, temos a nova versão do musical da Broadway, “Os Miseráveis (Les Miserables, 2012)”. Dirigido por Tom Hooper do grande vencedor do Oscar de 2010, “O Discurso do Rei”. Agora ele investe no musical estrelado por Russell Crowe (“O Gladiador, 2000”), Hugh Jackman (o Wolverine dos X-Men), Anne Hathaway (“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, 2012”), Amanda Seyfried (“A Garota da Capa Vermelha, 2011”), Helena Bonham Carter (a Bellatrix da saga Harry Potter) e Sasha Baron Cohen (“O Ditador, 2012”). Baseado na obra de Victor Hugo.

Temos a história de Jean Valjean (Jackman), um desafortunado condenado à prisão por 20 anos devido ao roubo de um pedaço de pão.  Lá ele é perseguido pelo policial Javert (Crowe) até receber a liberdade condicional e sair da prisão para dar continuidade na sua vida. De lá, resolve dar uma virada nela e vai para uma cidade no interior francês, acaba se virando o perfeito dela e dono de uma fábrica de costura. E uma das costureiras é Fantine (Hathaway), mãe solteira que esconde sua situação para cuidar da filha pequena, Cosette.

Assim começa a corrida de gato e rato entre Valjean e Javert, onde o segundo está no encalço do primeiro para o mesmo cumprir um mandado de prisão emitido contra Valjean. Enquanto Fantine perde o emprego na fábrica e tem que se vender para sustentar a filha, incluindo o próprio cabelo e dentes. Num acaso do destino, Fantine e Valjean se encontram e este promete cuidar de Cosette no leito de morte dela. Este é o mote de “Os Miseráveis”, um conto cheio de reviravoltas e sentimentalismo com canções compostas por Claude-Michel Schönberg e letras de Alain Boublil & Jean-Marc Natel traduzidas para o inglês por Herbert Kretmer. Onde temos todos os atores soltando o gogó, pois Hooper optou por filmá-lo como musical por completo. As falas foram substituídas por canções ao longo de seus 158 minutos.

Assim vemos a versatilidade de Hugh Jackman, mostrando todo seu aprendizado na Broadway ao fazer Valjean em uma interpretação convincente. Já Anne Hathaway, justifica sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante deste ano em uma cena tocante ao interpretar “I Dreamed a Dream”, a canção mais conhecida do musical, e ser a favorita para ganha-lo. Amanda Seyfriend faz Cosette na sua versão adulta e comprova seu talento para a música como vimos anteriormente em “Mamma Mia (2008)”.

A maior surpresa fica com Russell Crowe como Javert, onde tem que soltar a voz, tirar a imagem de gladiador e fazendo um bom trabalho como oponente de Valjean. Carter Cohen fazem o alívio cômico de “Os Miseráveis” exibem os dotes musicais vistos anteriormente em “Sweeney Todd (2008)” de Tim Burton. Para aqueles que apreciam um bom musical na linha de “Chicago (2000)” e “Moulin Rouge (2001)”. “Os Miseráveis” é uma excelente pedida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...