Como foi ventilado mundo afora, a notícia que pegou a todos de surpresa foi à venda da produtora Lucasfilm, do mago George Lucas para a Disney por 4,05 bilhões de dólares. Isso começou a correr nas redes sociais, especialmente no facebook, que Lucas se encontrou com executivos da Disney para oficializa-la até que nos canais oficiais da mesma e da Lucasfilm confirmaram o ocorrido. Isso tudo aconteceu no dia 30 de outubro de 2012. Assim, todos os filmes feitos pela produtora de Lucas, desde 1971, passaram para a Disney.
Além
de se um visionário da sétima arte é também um excelente homem de negócios,
mantendo os direitos de merchandising dos produtos derivados dos filmes. Mas a
dúvida permanece. O que mais interessa aos fãs de Lucas, é que será feito da
maior saga de ficção cientifica de todos os tempos do cinema, Star Wars. Logo
após o anúncio da venda, o CEO da Disney Bob Iger já disse que serão produzidos
os filmes da saga que completam a visão original de Lucas que são nove filmes.
Assim, em 2015 teremos Star Wars Episódio VII e de dois a três anos, os
Episódios VIII e IX.
PRONUNCIAMENTO OFICIAL DA DISNEY SOBRE A COMPRA DA LUCASFILM
Agora, George trabalha apenas como consultor criativo e não tem mais poder de decisão sobre Star Wars, como ele bem disse em entrevistas: “É hora de eu passar Star Wars para uma nova geração de cineastas. Sempre achei que Star Wars viveria além de mim, e eu penso que é importante montar a transição enquanto eu estou vivo. O alcance da Disney vai dar à Lucasfilm a oportunidade de trilhar novos caminhos em cinema, TV, produtos interativos, parques temáticos, produtos ao vivo e outros, direto ao consumidor".
A Lucasfilm vai ser ter como presidente Kathleen Kennedy, produtora e amiga de longa data de Lucas que se reportará ao presidente do conselho da Disney, Alan Horn. Com isso, a LucasArts (empresa de games), a Industrial Light & Magic - ILM (empresa de efeitos especiais) e a Skywalker Sound (empresa de efeitos sonoros) são propriedades da Disney neste momento. Por hora, a saga do arqueólogo com chapéu e chicote, Indiana Jones, não há nenhuma novidade a respeito sobre novos filmes ou mesmo a continuidade da série de TV nos anos 90 que contava a sua juventude. Voltando a dúvida anteriormente dita, o que esperar da Disney sobre a saga Star Wars?
Após o anúncio do novo capítulo da saga, foi confirmado que Michael Arndt, de “Pequena Miss Sunshine (2006)” e “Toy Story 3 (2010)”, será o roteirista responsável pela nova trilogia e que teria um esboço com 40 a 50 páginas do novo filme que já teria se reunido com Lucas e Kennedy para discuti-lo. Uma boa escolha, pois Arndt escreveu o roteiro de “Phineas & Ferb (2011)” da Disney para cinema. Entre seus trabalhos mais recentes incluem o novo filme da série Jogos Vorazes, “Em Chamas (2013)” e a ficção cientifica estrelada por Tom Cruise, “Oblivion (2013)”.
Recentemente
foram contratados os roteiristas Lawrence
Kasdan e Simon Kinberg para
escrever os novos filmes sobre o universo de Star Wars, não necessariamente
para os episódios VIII e IX. Kasdan,
já velho conhecido dos fãs, ajudou nos roteiros de “Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)”, “Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)” e na primeira aventura de
Indiana Jones na telona, “Os Caçadores da
Arca Perdida (1981)”.
Já Kinberg tem experiência com franquias, é dele o roteiro de “Sherlock Holmes (2009)”, “X-Men: Primeira Classe (2011)” e o novo filme dos mutantes, “X-Men: Days of Future Past (2014)”. Mas o maior mistério fica para a cadeira de diretor. Quem vai se incumbir da tarefa de dirigir a saga e mantendo o padrão de qualidade? Já foram ditos nome como Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Jon Whedon e J.J. Abrams. Todos disseram que não foram procurados e se negaram a aceitar o trabalho. A exceção é Abrams, que confirmou o convite, porém recusou por respeito a Star Trek. Compreensível.
O nome que ganha mais força é o de Matthew Vaughn, que dirigiu “X-Men: Primeira Classe (2011)”. Se mostra ser o “cara” por ter desistido na última hora do novo filme dos mutantes citado acima e um dos atores, Jason Flemyng (Azazel), por ter dado um depoimento confirmando a informação. Até o momento, nenhuma fonte oficial se fez presente a respeito.
Outro rumor que se fortalece é o retorno do elenco original, com Mark Hammill (Luke Skywalker), Carrie Fisher (Princesa Leia Organa Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Billy Dee Williams (Lando Calrissian), Anthony Daniels (C3-PO), Kenny Baker (R2D2) e Peter Mayhem (Chewbacca). Também não confirmado. Porém Hammill, após saber da venda, disse que se encontrou uma semana antes com Lucas e Fisher em um almoço onde Lucas conversou com eles o que achavam de voltarem aos papéis que se destacaram na tela grande.
O maior enigma fica para a história da
nova trilogia. Fontes próximas a Lucasfilm e a Disney já disseram que será algo inédito, nada relacionado ao
universo explandido de Star Wars. Um balde de água fria para os fãs mais
ardorosos, pois acreditavam que a base para os novos episódios seria a série
criada em 1991, pelo autor americano Timothy Zahn, conhecida como a “Trilogia de Thrawn”. Ela tem um espaço
de tempo de cinco anos após os eventos acontecidos em “O Retorno de Jedi” com Leia e Han, casados e esperando um casal de
gêmeos, organizando o que restou do Império e transformando na “Nova República” e Luke como último
cavaleiro jedi vivo tentando manter a chama da força em equilíbrio.
Do lado mais distante da galáxia, temos
o grande almirante Thrawn comandando as últimas forças do Império e assim se
tornar o líder supremo da galáxia. Ela foi dividida em três partes conhecidas
como “Herdeiros do Império”, “O Despertar da Força Negra” e “Última Ordem”. Enquanto isso não se
confirma, o que se sabe pelo menos é que o plano de lançar todos os filmes no
formato em 3D foi mantido, por isso prepare a agenda para setembro e outubro
deste ano que teremos “Episódio II:
Ataque dos Clones (2002)” e “Episódio
III: A Vingança dos Sith (2005)” respectivamente, nas salas de cinema do
mundo todo. Por hora, fica a torcida por uma história que honre o nome da saga.
E sabendo que a Disney irá manter o legado de Star Wars com o respeito que
merece.
Que a Força Esteja com Todos Nós ... Sempre
Comentários
Postar um comentário