Pular para o conteúdo principal

"DJANGO LIVRE", O Western Sphagetti de Quentin Tarantino


Como principal estréia do final de semana, temos a mais nova película do cultuado Quentin Tarantino, “Django Livre (Django Unchained, 2012)”. Assim como em “Bastardos Inglórios (2009)”, que faz uma homenagem aos filmes de guerra de antigamente, agora ele presta um tributo aos filmes de Sergio Leone e Sergio Corbucci, conhecidos pela popularização do gênero conhecido como “western spaghetti”.

Estrelado por Jamie Foxx (Oscar de Melhor Ator por “Ray, 2004”), Christoph Waltz (Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “Bastardos Inglórios, 2009”), Leonardo DiCaprio (“J. Edgar, 2011”) Samuel L. Jackson (o Mace Windu da saga Star Wars) e Kerry Washington (“O Último Rei da Escócia, 2006”). O filme conta a história de Django (Foxx), escravo liberto que está atrás de um bando de arruaceiros que sequestraram sua esposa (Washington) e a venderam como escrava para o fazendeiro Calvin Candie (DiCaprio).

Com a ajuda de um caçador de recompensas, Dr. Schultz (Waltz), Django aprende a atirar e percorrendo o Texas ao Mississipi até a fazenda de Candie para resgatar a sua mulher. Isso ocorre no ano de 1858, às vésperas da Guerra Civil americana. Esta é a história criada por Tarantino e está cheia de referências aos filmes de Leone & Corbucci, onde este fez “Django (1966)” estrelado por Franco Nero e dá nome a este. Que inclusive tem a participação de Nero em um dos melhores momentos de “Django Livre” num diálogo que o personagem de Foxx soletra as letras do seu nome e especifica que o D é mudo.



Tarantino segue a linha narrativa criada em toda sua filmografia, aprimorada com “Kill Bill " volumes I & II (2003, 2004), “Bastardos Inglórios (2009)” e na série “Grindhouse (2007)” com seu parceiro Robert Rodriguez, onde recriam gêneros há muito tempo esquecidos do grande público como o exploitation que são filmes com atores poucos conhecidos, cenas exageradas de efeitos visuais e de sexo; e os filmes B, onde as sessões de cinema era dividida em dois, que passavam filmes do mesmo gênero (exemplo: faroeste, terror  ou gângster). Como em “Bastardos Inglórios”, Tarantino aproveita o momento para fazer uma película com o que há de melhor da sua técnica cinematográfica. Antes o tema era a Segunda Guerra Mundial, mesclando realidade com a ficção mais que fantástica da sua imaginação. Agora é a vez do Velho Oeste com a escravatura de negros como principal referência.


Sabendo que eram tempos de violência, aproveita para levar isso à décima potencia na telona com closes, câmeras lentas, sons de pistolas & rifles em profusão . Mais uma vez, o destaque fica para a atuação de Christoph Waltz e o roteiro engenhoso de TarantinoProvavelmente, como no Oscar de 2009, tanto Waltz e Tarantino sejam premiados com os de Melhor Ator Coadjuvante e Roteiro Original deste ano, respectivamente. Isso já foi comprovado na edição do Globo de Ouro no último dia 13 de janeiro, onde eles receberam os prêmios mencionados acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...