Pular para o conteúdo principal

Johnny Cash & Truman Capote se Encontram em "O MESTRE"

Em cartaz na sua cidade, temos o filme “O Mestre (The Master, 2012)” de Paul Thomas Anderson, seu primeiro trabalho desde “Sangue Negro (2007)”, que contava a história de um barão do petróleo no começo do século XX em sua ascensão e queda e deu a Daniel Day-Lewis a sua segunda estatueta do Oscar de Melhor Ator daquele ano. Agora o foco é a Cientologia, religião criada pelo escritor L. Ron Hubbard que tem como base a psicoterapia com toques de hinduísmo, budismo e cristianismo. 

Junto a isso, temos a história de Freddie Quell (Joaquin Phoenix de “Johnny & June, 2005”) um marinheiro que tenta reconstruir sua vida após o fim da Segunda Guerra Mundial. Traumatizado por ela e um amor do passado, se sente perdido e vira um bêbado. Assim só se mete em confusões e pula de emprego em emprego. Até que um dia resolve fugir de tudo e de todos ao embarcar em um navio.  Nesse momento sua vida sofre uma virada. Conhece Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman, Oscar de Melhor Ator por “Capote, 2005”), uma figura de muito carisma e líder de uma seita religiosa conhecida como A Causa. No começo, arredio Freddie aos poucos se rende as palavras de Dodd, acaba se influenciando por elas e se tornando seu discípulo.


O Mestre” não tenta desvendar os mistérios e as controvérsias que giram em torno da Cientologia, apenas mostra como a religião pode influenciar uma pessoa fragilizada e atormentada pelos fantasmas de um passado traumatizante. Anderson faz um trabalho onde vemos como uma história que parece simples à primeira vista tem uma complexidade que espanta a todos os presentes.






Isso se deve a ótima performance de seus atores. Phoenix, recuperado do surto psicótico que teve há alguns anos atrás, consegue transmitir toda a dor e fragilidade de Quell que chega a assustar. Quanto a Hoffman, o mestre do título, com uma interpretação que deixaria Edir Macedo no chinelo. Sem deixar de mencionar de Amy Adams (“As Curvas da Vida, 2012”) como a esposa de Dodd, Mary Sue, que nos traz toda a força de sua personagem. 

Com isso, eles merecem suas indicações ao Oscar deste ano para Melhor Ator, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante respectivamente. “O Mestre” vale a ida ao cinema, não só pela simplicidade na sua história como também pela sua espetacular fotografia, feita por Mihai Malaimareh Jr.. Juntamente com a bela trilha musical composta pelo guitarrista do Radiohead, Johnny Greenwood. Parceiro musical de Anderson em “Sangue Negro”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...