Pular para o conteúdo principal

Naomi Watts & Ewan McGregor fazem "O IMPOSSÍVEL" para Reunir a Família em meio ao Caos Natural

Como uma das estreias do final de semana de natal, temos o filme “O Impossível (The Impossible, 2012)”, dirigido por Juan Antonio Bayona de “O Orfanato (2007)”. Estrelado por Naomi Watts (da franquia “O Chamado”) e o eterno cavaleiro jedi Ewan McGregor. “O Impossível” conta a história real do casal Maria Bélon e Enrique Alvarez e seus três filhos em férias de natal na Tailândia. E no dia 26 de dezembro de 2004 ocorreu o tsunami que devastou o país. 

O drama vivido por eles neste período, pois no hotel que estavam era na beirada da praia do ocorrido foi onde eles se separaram. Enrique ficou os dois menores enquanto Maria e o filho mais velho Lucas (Tom Holland) foram levados pela maré no ponto mais distante do país. O filme começa com a chegada deles ao paraíso tropical, vendo as belezas naturais de lá junto ao requinte do hotel em que estão hospedados. Até o momento derradeiro, na hora que chega uma onda gigantesca que engole o hotel e a todos que estão neles. É o ponto de virada do filme, onde a tranquilidade do paraíso dá lugar ao caos e sofrimento.


A sequência do tsunami, não tem como não recordar a mesma cena no filme espiritual do mito Clint Eastwood, “Além da Vida (2010)”. Onde a personagem deste tem uma experiência pós mortem. Agora é a vez de Maria (Watts) ver a sua vida em perigo assim a do seu filho Lucas (Holland) que são pegados pela forte correnteza e se ferem gravemente até conseguirem abrigo em uma palmeira derrubado pela força das águas.

Com a maré abaixando, eles se encontram perdidos em meio a um país devastado e Maria com ferimentos graves como um corte profundo na perna direita e no seu peito. Assim ela e o filho correndo para conseguir um abrigo melhor até que são resgatados por habitantes locais e levados para um hospital próximo que está socorrendo as vítimas do tsunami.


Enquanto isso, no que restou do hotel, lá está Enrique (McGregor) com os filhos menores à espera do resgate e seremos levados de volta para casa. Porém, Enrique quer encontrar a esposa e o filho mais velho, deixa os pequenos com outros hóspedes sobreviventes e parte para a sua busca quase impossível. “O Impossível” tem como base uma experiência real vivida por uma família em meio à catástrofe natural. O diretor Bayona acerta em não transformá-lo num melodrama mesclado a um filme catástrofe e na sua melhor sequência.

Utiliza poucos efeitos digitais que só complementam o vazio de determinadas camadas da película e opta por usar métodos mais antigos na arte de efeitos visuais, como maquetes e miniaturas do cenário a ser destruído. Destaque fica para as ótimas atuações de Naomi Watts, que inclusive foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz deste ano (o termômetro do Oscar), de Ewan McGregor e Tom Holland, como pai e filho na sua luta pela sobrevivência da família. E Bayona, que nos dá uma amostra de como a força da natureza pode ser avassaladora, mas o espirito de perseverança do ser humano consegue superar todos os obstáculos e seguir em frente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...