Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DA BIENAL DO LIVRO 2012





Contratado para trabalhar na 22ª Bienal Internacional do Livro no Pavilhão de Convenções do Anhembi por uma agência de empregos para o stand da editora Record. Aqui vai o relato dos 11 dias trabalhados na feira.

Dia 08 de agosto de 2012 – Dia de montagem do stand

Chegando por volta das dez horas da manhã, o que se vê são várias caixas com livros a ser colocados na estante de acordo com cada setor específico, por exemplo, livros de auto ajuda, livros de ficção como romance e de não ficção como história e filosofia. Foi um dia longo e trabalhado, mas quase conseguimos deixar o stand arrumado e organizado.




Dia 09 de agosto de 2012 – Dia de abertura

Com o stand mais ou menos arrumado, a Bienal é aberta para professores e profissionais da área de livros. Apesar de certo nervosismo e sensação de perdidos por parte da equipe de atendentes, sendo que a maioria não tinha experiência com livros como este que vos escreve que trabalhou anteriormente na livraria Saraiva, foi um dia relativamente tranquilo. E com todos se conhecendo melhor.

Dia 10 de agosto de 2012 – Bienal aberta ao público em geral

Já foi um dia mais agitado com a presença de pessoas comuns além de profissionais da área. E todos perguntando sobre a biografia da boyband do momento “One Direction“, um dos principais lançamentos da editora e aposta de grandes vendas na feira. E só chegaria no dia seguinte.




Dia 11 de agosto de 2012 – Sábado movimentado

Com maior presença de público e um dia bem corrido, para atender plenamente as pessoas e informa-los sobre as promoções do stand. 

Dia 12 de agosto de 2012 – Domingo, dia dos Pais

Esperava-se uma fluência maior de pessoas para comprar o presente de última hora do dia dos Pais, mas o que se viu foi um dia relativamente tranquilo.




Dias 13, 14 & 15 de agosto de 2012 – Excursões escolares

Dias mais agitados com a presença de alunos das mais diversas escolas da cidade e deixando todos no stand atônitos por causa do movimento e a loucura dos mesmos ao verem a biografia da boyband “One Direction” em suas mãos. E consequentemente o stand está de pernas para o ar de tão bagunçado. Ficamos todos em multirão para organizá-lo.




Dia 16 de agosto de 2012 – Mais um dia com excursões

Dia mais movimentado que o anterior, mesclado com excursões escolares e o público visitante. Um dos responsáveis pelo stand faz uma gincana entre os atendentes, onde aquele que fizer mais vendas de livros, ganha ingressos para ir ao cinema Knoplex. Foram dois membros da equipe que se destacaram. Quem sabe amanhã.

Dia 17 de agosto de 2012 – Último dia de excursões

Um dos dias mais agitados da Bienal, onde toda equipe está focada em vendas para bater a meta do dia. Deixando a organização do stand para o fechamento do dia. E mais uma gincana promovida pelo responsável, onde quem vender mais ganha um jantar no restaurante da Bienal. O resultado, saberemos amanhã.




Dia 18 de agosto de 2012 – Ansiedade do último final de semana

Bienal completamente lotada. No stand, não há espaço físico para se movimentar. Como diz o velho ditado: “Brasileiro deixa tudo para a última hora”. Literalmente. Sem deixar de mencionar, como as pessoas hoje em dia estão cada vez mais intolerantes e sem educação. Infelizmente, uma minoria respeita a pessoa ao seu lado. Tirando isso, o stand vendeu bem e esperando que a meta do dia seja atingida.

Dia 19 de agosto de 2012 – Fim da bienal e desmontagem do stand

Último dia de Bienal. Lotada como ontem. E stand cheio até o fechamento da feira às oito horas da noite. Com ele vazio, começamos a empacotar os livros nas caixas montadas pelo pessoal da editora Record. Foi um dia corrido e exaustivo, mas como uma sensação de dever cumprido por ter trabalhado com uma equipe tão bem sintonizada nos objetivos traçados pela editora. E conhecer novas pessoas, consequentemente novas amizades.


* As fotos foram tiradas & gentilmente cedidas por Lorena Vianna Valentim Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c