Pular para o conteúdo principal

"ALÉM DA LIBERDADE", UMA LUTA SILENCIOSA NA TELONA


Uma boa opção para fugir das filas do cinema para ver o capítulo final da saga do Cavaleiro das Trevas, é o filme “Além da Liberdade (The Lady, 2011)” dirigido pelo francês Luc Besson, considerado em seu país como um discípulo de Steven Spielberg pela criatividade e atividade continua na tela grande. Vide seus filmes como diretor, a saga infantil “Arthur & os Minimoys (2006 – 2009 – 2010)”, “Nikita (1990)”, “O Professional (1994)” e os clássicos dos anos 80, “Subway (1985)” e “Imensidão Azul (1988)”. Assim como roteirista e produtor em filmes de ação como as franquias “Taxi”, “Carga Explosiva” e “Busca Implacável”.

Voltando a falar sobre “Além da Liberdade”, o filme fala da luta da ativista Aung San Suu Kyi contra o domínio militar imposto ao seu país, a Birmânia. Interpretada por Michelle Yeoh, musa do cinema chinês. Aqui vemos sua personagem retornando ao seu país de origem devido à doença de sua mãe e vemos que ela é filha do herói local, Aung San, que acabara de libertar a Birmânia do domínio inglês em 1948.



Pois até então estava em exilio na Inglaterra com família constituída de dois filhos adolescentes e o devotado marido Michael Aris, feito por David Thewlis, o mago Remus Lupin da saga Harry Potter. Já em seu país, no hospital em que está internada sua mãe, vê que o domínio militar continua a cometer atrocidades, assim decide continuar por lá e lutar pelos direitos iguais a todos. Isso ocorrendo nos anos de 1988 e 1989.

Os militares vigiam seus passos e se veem presos a paradigmas e misticismos. Por não poderem mata-la e transforma-la em mártir como seu pai. Assim criam métodos para impedir seu progresso e tentam calar sua boca de todos os modos possíveis e imagináveis. Como por exemplo, declaram que ela é uma presa politica e ficará em prisão domiciliar sem qualquer tipo de contato com o mundo exterior. E a dificuldade criada por eles ao tentar se aproximar de sua família.



Assim vemos sua luta silenciosa na Birmânia e a de seu marido até os lideres mundiais para ajuda-los, como a nomeação de Aung San para o Nobel da Paz, em um dos melhores momentos do filme, onde os militares desligam a força da casa dela para não ouvir a nomeação via rádio e ela com a ajuda da empregada procuram pilhas para o mesmo. Como também, a sua tristeza por não poder sair do país e se despedir do marido, falecido por causa de um câncer na próstata. Onde eles dizem que ela deve escolher sua família ou seu país. E ela simplesmente responda: “Que democracia é essa que vocês proclamam?”.


                Veja também a homenagem feita pela banda de Bono & companhia, com a canção "Walk On": 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c