Como única estreia do final de semana, temos o mais novo filme do diretor brasileiro Walter Salles Jr. de ”Central do Brasil (1998)” e “Diários de Motocicleta (2004)”, “Na Estrada”. Baseado no livro “On the Road (1957)” de Jack Kerouac, que se tornou ícone para a chamada geração beatnik da época. Com os direitos de filmagem comprados por Francis Ford Coppola da trilogia “O Poderoso Chefão” e esperando o momento certo para rodá-lo. Antes de Salles tivemos Jean Luc Goddard e Gus Van Sant para a empreitada.
Sorte dele e assim pode fazer o filme, nos dando um road movie baseado neste conto regado a cigarros, bebidas e muito jazz transmitido pelos seus personagens formados pela dupla Sal Paradise (Sam Riley da cinebiografia do líder do Joy Division Ian Curtis, “Control, 2007”), alter ego de Kerouac, e Dean Moriarty (Garrett Hedlund, “Tron: O Legado de 2010”) onde viajam por todo Estados Unidos de ponta a ponta, incluindo uma passagem pela cidade do México, em uma viagem em busca de respostas espirituais e existenciais.
O desempenho de Hedlund se destaca, por dosar na medida certa um trecho do livro: “louco para amar, louco para viver, louco para ser salvo”. Onde a imaginação de Kerouac se mistura com o real e a fantasia de tal modo que fica difícil distingui-las. Junto a eles temos Marylou, a personagem de Kristen “Bella Swann” Stewart, a primeira esposa de Dean e uma adolescente de 16 anos hábil ao fazer um baseado. Dai vemos porque ela é a atriz mais bem paga de sua geração. Ao contrário de seus personagens anteriores mais introspectivos, Stewart se deixou levar pela loucura de Marylou nos dando um lado mais sexual e insano a sua persona.
Salles junto com o roterista Jose Rivera, com quem trabalhou em “Diários de Motocicleta”, acertam ao não adaptar o romance literalmente e sim se basear nele para criar uma história forte cheia de reflexão sobre o nosso papel no mundo e sobre pessoas que passam pela nossa vida onde aquelas que ficam marcadas e outras que só são meras lembranças, boas e engraçadas.
A
destacar o excelente elenco formado pela nova geração de atores do cinema como Amy Adams (“Os Muppets”, 2011), Terence
Howard (“Homem de Ferro”, 2008), Tom Sturridge (‘Piratas do Rock”, 2009)
e as participações especiais de Viggo
Mortensen (O Aragon da saga “O Senhor
dos Anéis”), o veterano Steve
Buscemi (Pulp Fiction, 1994), da
brasileira Alice Braga e Kirsten Durst, a Mary Jane da saga “Homem-Aranha” de Sam Raimi, como segunda
esposa de Dean, Camille, em uma excelente interpretação.
Comentários
Postar um comentário