Pular para o conteúdo principal

"E.T. O EXTRATERRESTRE", 30 Anos de um Clássico do Cinema


No último dia 11, este filme chegou aos 30 anos. Imortalizado pelo mago Steven Spielberg como uma das maiores películas já realizadas em todos os tempos.  O que poucos sabem, inicialmente era para ser um filme de terror chamado “Night Skies”. Onde extraterrestres encurralavam uma família em meio à descoberta de um novo planeta. No melhor estilo faroeste do mestre John Ford.

Inclusive foi chamado o mago da maquiagem e efeitos especiais Rick Baker para fazer a criação dos extraterrestres, pois acabava de ganhar o seu primeiro Oscar por “O Lobisomem Americano em Londres (1981)” de John Landis. Com tudo pronto para roda-lo, Spielberg resolve na ultima hora mudar tudo. Ao invés de fazer um filme de terror, acha melhor fazer um filme voltado para a aventura familiar. Onde o extraterrestre estaria perdido em nosso planeta, perseguido pelas autoridades e tentando voltar para casa.


Baker reclamou publicamente da decisão de Spielberg, que gastou tempo e dinheiro para a criação dos efeitos e que nunca recebeu os devidos créditos por isto. Mas a ideia base permaneceu e se transformou em outro filme. Ao invés de alienígenas temos fantasmas como pode ser visto em “Poltergeist - O Fenômeno (1982)” de Tobe Hooper, que também reclamou da interferência de Spielberg ao fazê-lo. Voltando a “E.T. (1982)”, foi chamado Carlos Rambaldi, criador dos aliens de “Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)”. Este criou o alienígena que bem conhecemos de olhos grandes, largo pescoço e dedo indicador brilhante. Para aqueles que não sabem, a voz de E.T. é feita pela atriz Debra Winger de “Laços de Ternura (1983)” e “Perigosamente Juntos (1986)”.


Com tudo deixado para trás, o filme firmou o nome de Spielberg no cenário cinematográfico. Com cenas antológicas como o voo da bicicleta a luz do luar, que mais tarde viria a se tornar o logo da empresa de Spielberg, a Amblin, e a fuga das bicicletas pelo bairro de Elliott (Henry Thomas). Sem esquecer-se de mencionar a linda trilha sonora composta pelo mestre John Williams, autor das trilhas das sagas Star Wars e Indiana Jones.

No aniversário de 20 anos, “E.T.” voltou à tela grande com algumas alterações em suas cenas, como por exemplo, os revolveres dos policiais que perseguiam o nosso querido alienígena foram trocados por walkie-talkies com som remasterizado e efeitos visuais atualizados. Se alguém lembrou a síndrome de George Lucas que sempre mexe na sua clássica saga Star Wars não foi o primeiro. Vendo as reações negativas a tais mudanças, Spielberg disse arrependido: “como se tivesse roubado das pessoas que amam E.T. as suas memórias do filme”. Com o lançamento em blu-ray confirmado para o mês de outubro deste ano, deve ser a versão que conhecemos há 30 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c