Voltando a falar de sétima arte, temos a estreia do novo filme do diretor Steven Soderbergh, conhecido pelos filmes “Traffic (2000)”, pelo qual ganhou o Oscar de melhor diretor daquele ano, e da franquia de Danny Ocean com seus homens e alguns segredos de 2001, 2004 e 2007.
Atacando agora em um filme de ação, "A Toda Prova (Haywire, 2012)", Soderbergh é conhecido por ter filmes nos mais variados estilos desde drama existencial de sua estreia na tela grande com “Sexo, Mentiras & Videotape (1989)” e “O Inventor de Ilusões (1993)” a filmes épicos como a história contada do guerrilheiro revolucionário Che Guevara em 2009.
Em sua primeira experiência com o gênero de ação e espionagem, ele mistura uma técnica desenvolvida em seus filmes experimentais como “Confissões de uma Garota de Programa (2009)” onde trabalhou com a atriz pornô Sasha Grey para narrar a sua vida como profissional do sexo e vida pessoal. Para assim ter uma relação mais realista com seus personagens na telona.
Aqui temos a primeira vez da lutadora de MMA Gina Carano na frente das câmeras como Mallory Kane, uma ex-oficial das Operações Especiais da Marinha Americana, que agora trabalha para uma agência privada que realiza ações militares para qualquer governo que pague o preço pelos seus serviços.
Gerenciada pelo personagem de Ewan McGregor (o jovem Obi-Wan Kenobi na saga Star Wars). Ele lhe dá uma missão que acaba dando errado, Mallory é obrigada a fugir e descobrir que foi o responsável por traí-la para assim limpar seu nome.
Para compensar a inexperiência dramática de Carano, temos um competente elenco masculino para auxiliá-la com nomes como Michael Fassbender (o Magneto de “X-Men – Primeira Classe, 2011”), Channing Tatum (“Querido John, 2010”), Antonio Banderas (“A Pele que Habito, 2011”), Bill Paxton (“Twister, 1996”) e o veterano Michael Douglas (o Gordon Gekko de “Wall Street, 1987”, onde ganhou o Oscar de melhor Ator do ano).
Em uma estrutura narrativa que lembra os filmes da trilogia Bourne com base em flashbacks, o que fica como destaque é a destreza física de Carano onde suas lutas com os atores ganha contornos de realidade, pois os mesmos saíram com alguns machucados após as filmagens.
Isso fica evidente na primeira sequência entre ela e o personagem de Tatum, onde você sente literalmente todos os chutes e socos desferidos entre eles com um tom tão verdadeiro que se chega a ter a sensação de estar numa luta de MMA.
Soderbergh além de dirigir, faz a fotografia e a montagem do filme utilizando pseudônimos nos devidos créditos. Com roteiro escrito por Len Lobbs, que trabalhou com ele em “Kafka (1991)” e “O Estranho (1999)”. Temos uma película que diverte com uma estética dos filmes de ação dos anos 70 mesclada com a moderna tecnologia em armamentos e escutas ao seu lado somado a uma personagem quem mais parece uma malabarista em seu desempenho físico diante de seus inimigos.
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