Pular para o conteúdo principal

RAUL: O INÍCIO, O FIM & O MEIO ... UMA LIÇÃO DE VIDA & MÚSICA


Está em cartaz o documentário “Raul – O Início, O Fim & O Meio (2012)” dirigido por Walter Carvalho com a colaboração de Leandro Gudel e Evaldo Mocarzel, que tentam entender a figura deste mito, não só do rock brasileiro, mas da música popular brasileira num todo. Conhecido como Raul “Raulzito” Seixas (1945 - 1989).

O documentário começa no melhor estilo “Sem Destino (Easy Rider, 1969)”, clássico filme da geração rock’n’roll dos anos 60. Com o cover oficial de Raul, Roberto Seixas pilotando sua harley-davidson pelas estradas Brasil afora intercalando com imagens do clássico do cinema. De repente, a tela fica escura e só ouvimos a voz de Raul falando sobre a vida e já de cara temos um medley de seus maiores sucessos.


A partir daí temos o relato de amigos de infância e familiares falando de como Raul se influenciou pelo rock através de Elvis Presley e seus filmes. Usando seus trejeitos, pegos nos filmes, o uso da lapela da camisa para cima e o olhar meio de lado para fazer cara de mal, sem esquecer o topete.



Intercalado com imagens da época e depoimentos de Raul de como começou na música e de seus parceiros. E a primeira vez que é usado artisticamente o apelido que ele ficou conhecido até hoje, Raulzito. Com seu primeiro grupo de rock, Os Panteras em 1968.
Mostra também seu começo como produtor musical na CBS e sua insatisfação com a função, pois queria de qualquer modo exibir seus dotes como artista. Conseguindo finalmente fazê-lo com o álbum “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez (1971)” feito em parceria com Eddy Star, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada.



Neste momento, sua carreira musical deslancha com os clássicos álbuns “Krig-Ha Bandolo (1973)”, Gîtâ (1974)”, “Novo Aeon (1975)” e “Eu Nasci Há Dez Mil Atrás (1976)”. A formação da parceira com Paulo Coelho é o depoimento mais esperado do filme. Onde Coelho falando que a relação entre eles era como um casamento, com seus altos e baixos. Que introduziu as drogas para Raulzito e se sente culpado pelo fim do primeiro casamento dele com Edith.

A relação com familiares de Raulzito é o momento mais emotivo da película. Onde Edith se recusa a relatar sua vida com ele, pois considera um capítulo a ser esquecida da sua vida e manda uma carta via Skype lida pela filha que ela teve com Raul. Esta por sinal não tem qualquer tipo de lembrança dele. O depoimento das ex-esposas Glória e Kika Seixas são fortes e contundentes. Assim como de suas outras companheiras, Tania Menna Barreto e Lena Coutinho.



Vemos também o final de sua carreira, com o ostracismo vivido por ele no início dos anos 80. Onde as gravadoras não queriam trabalhar com ele e consequentemente seu declínio físico devido ao abuso de bebidas alcóolicas. Seu ressurgimento com shows ao lado de Marcelo Nova, recém-saído do Camisa de Vênus em 1988. Até o fatídico dia 21 de agosto de 1989.
O filme não tenta desmistificar o mito Raulzito e sim mostra como foi sua vida, tanto artística como pessoal, como elas se misturam em suas canções. E que no fundo, ele era um ser humano como nós. Mas com um dom de inspirar a todos como sua poesia e atitude.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...