Como principal estréia do final de semana temos a adaptação da primeira parte da trilogia escrita pela autora americana Suzanne Collins conhecida como “Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2012)”. Dirigido por Gary Ross, de "Seabiscuit" (2003). O filme conta a história de uma era pós-apocalíptica em que a América do Norte se transformou em Panem e se divide em 13 distritos controlados por um governo tirânico. Em determinado momento nesta nova realidade, houve uma rebelião em que o distrito 13 foi dizimado, por ser a razão da mesma.
Agora com doze, o governo ditatorial cria uma lei onde cada distrito deve selecionar dois jovens (um menino e uma menina) entre 12 e 18 anos como “tributo” onde devem lutar entre eles para garantir a sobrevivência dos distritos. Em uma luta que é transmitida em rede nacional em que o melhor entre eles, ganha a glória de um campeão. Daí o título “Jogos Vorazes”. Uma trama que lembra clássicos da literatura como “Admirável Mundo Novo” e “Fahrenheit 45”, onde é questionado o valor da autoridade maior, o culto às celebridades, obediência daqueles mais fracos por aqueles que detêm o poder e o controle através da riqueza, às custos da exploração sobre os mesmos.
Estrelado
por Jennifer Lawrence, a Mística de
“X-Men: Primeira Classe (2011)”, como
Katniss Everdeen uma jovem do Distrito 12 que cuida da família depois da morte
do pai em uma mina de carvão em que trabalhava. Com ele aprendeu a sobreviver
nas mais diversas situações. Ensinando a caçar, se adaptar a viver na floresta
e em especial, uma habilidade excepcional no manuseio do arco e flecha.Na seleção dos jovens para nova edição dos Jogos, a irmã mais nova de Katniss é selecionada e para impedir seja ferida neles, ela se oferece como “tributo” no lugar da irmã. Ao mesmo tempo, é selecionado Peeta Mellark, interpretado por Josh Hutcherson (“A Viagem 2: A Ilha Misteriosa, 2012)”.
Na seleção, conhecem seus mentores Haymitch Abernathy e Effie Trinket feitos por Woody Harrelson (“Zumbilândia, 2009”) e Elizabeth Banks (“Pagando Bem, Que Mal Tem, 2008”) respectivamente, e o roqueiro Lenny Kravitz como o figurinista Cinna. Com casal formado, todos partem para a capital e se preparar para a batalha. Lá encontram o glamour e uma diversidade cultural bem oposta à realidade que vivem. Completam o elenco Stanley Tucci de “Julia & Julia, 2008” é o apresentador dos Jogos Caesar Flickerman, Wes Bentley “(Beleza Americana, 1999)” como o diretor de programação Seneca Crane e o veterano Donald Sutherland como Coriolanus Snow, o Presidente de Panem.
Gary Ross consegue criar uma estrutura na narrativa do filme, que mostra a evolução de Katniss, de uma garota do campo que aprendeu a sobreviver nas mais difíceis condições de vida e da noite para o dia, se tornar uma celebridade nacional. Isso se deve também a excelente atuação de Jennifer Lawrence, que soube mostra a fragilidade e força da sua personagem em cena. A película consegue também mostra uma realidade que se vive nos dias de hoje, a exibição da vida alheia e como isso chama a atenção das pessoas ao redor. E fazendo que as pessoas percam o interesse nas próprias vidas e se preocupar mais com outra pessoa totalmente estranha à sua realidade. Assim como o controle feito nos países mais pobres, onde a força e a ditadura prevalecem como forma de governo.
Comentários
Postar um comentário