Muita coisa pode ser dita sobre a película desde sua concepção até a estréia na telona. Como já foi falado,"Super 8 (Super 8, 2011)" é baseado nos filmes que influenciaram J.J. Abrams a ser um cineasta. Dentre eles, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” e “E.T. – O Extraterrestre”, dirigidos por Steven Spielberg. E vai mais além, há referências de “Os Goonies” (produzido e baseado em uma história criada por Spielberg) e do filme “Conta Comigo”, este dirigido por Rob Reiner, baseado em um conto de Stephen King.
Vemos um tributo ao mestre. O melhor cineasta de sua geração (entre eles George Lucas, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e Brian DePalma) e um dos maiores de todos os tempos. E também percebemos o amadurecimento de um garoto que sonhou em fazer cinema. Abrams, que produziu e criou as séries de TV “Felicity (1998 - 2002)”, “Alias (2001 – 2006)” e a mais conhecida, “Lost (2004 – 2010)”. Fez a transição para a tela grande com “Missão Impossível III (2006)”, estrelada por Tom Cruise. Logo em seguida, foi chamado para fazer o novo filme da saga “Star Trek (2009)”.
Com seu nome atrelado a grandes projetos, pôde finalmente fazer o filme com sua assinatura. Com “Super 8”, vai mais adiante que um tributo a Spielberg e sim a um tipo de cinema que está raro nos dias de hoje. “Super 8” traz de volta a infância e a transição da adolescência para a vida adulta. O olhar inocente sobre tudo o que está acontecendo ao seu redor. O sentimento de perda (a morte de um ente querido), o relacionamento pai & filho, a força da amizade e a sensação de invencibilidade que nada pode nos derrubar.
Muito bem retratados nos filmes anteriormente mencionados. Abrams consegue assim deixar a sua marca e ainda homenagear o seu mentor, que inclusive produziu o filme. Mas há outras referências em “Super 8” que podem ter passado desapercebidas. Se você ainda não viu o filme, não leia mais adiante.
- No quarto de Joe, se vê ao fundo de sua estante escondido entre suas miniaturas, um pôster de “Star Wars”. E também há uma miniatura do caça de Darth Vader, "Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)" pendurada no teto.
- Ao final do filme, não saia da sala, pois há uma surpresa para quem ficar.
- Em meios aos créditos, vemos nomes relacionados ao universo Star Wars. Ben Burtt (mago do som da saga “Star Wars”) e Matthew Wood, seu pupilo e responsável pela voz de General Grievous em “Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)” são os engenheiros de som.
- E continuando nos créditos, temos Dennis Muren das sagas “Star Wars” e “Indiana Jones”, como supervisor responsável pelos efeitos especiais e visuais do filme, criados pela Industrial Light & Magic (ILM).
Comentários
Postar um comentário