Pular para o conteúdo principal

MELHOR DO CINEMA - TRILHA SONORA (PARTE TRÊS)

Sir Paul McCartney & Alexandre Desplat no BAFTA Awards 2011

Agora vamos falar sobre a nova geração de maestros para a trilha sonora original. Quem temos para substituir os mestres John Williams, Ennio Morricone, John Barry e Henry Mancini?

Vamos começar com o alemão Hans Zimmer (1957 -    ), ganhador de duas estatuetas do Oscar por “O Rei Leão (1993)” e “Gladiador (2001)”. É um dos mais ativos no ramo, entre seus trabalhos a destacar temos: as franquias “Piratas do Caribe”, “Kung Fu Panda” e "Madagascar”. Bem como as produções “Rain Man (1988)”, “Pearl Harbor (2001)”, “O Código da Vinci (2006)”. Atualmente está trabalhando na trilha do novo filme de Christopher Nolan, “Batman: The Dark Knight Rises (2012)”, com quem tem trabalhado em de seus últimos filmes, por exemplo, “Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)” e “A Origem (2010)”.


Falando de Batman, vamos falar do parceiro de Zimmer nesta empreitada. James Newton Howard (1951 -    ), chamou atenção do grande público com a trilha de “Tudo por Amor (1991)”, filme estrelado por Julia Roberts. Outros trabalhos seus a destacar: “O Príncipe das Mares (1991)”, “O Fugitivo (1993)”, “Wyatt Earp (1994)” e “King Kong (2005)”. Atualmente é colaborador de M. Night Shyamalan em todos seus filmes.


Agora temos James Horner (1953 - 2015), compositor da trilha de “Titanic (1997)”, do qual ganhou o Oscar de trilha sonora. Foi um dos mais ativos dos anos 90, com os filmes “Jogos Patrióticos (1991)”, “Lendas da Paixão (1994)”, “Perigo Real & Imediato (1994)”, “Apollo 13 (1995)”, “Coração Valente (1995)”, “A Mascara do Zorro (1998)”. Mais recentemente realizou as trilhas de “Avatar (2009)” e a refilmagem de “The Karate Kid”, estrelado por Jackie Chan e Jaden Smith. Veio a falecer em 2015 num acidente de avião (Atualizado em 08.06.2020).


Outro nome que tem chamado atenção é Danny Elfman (1953 -    ). Líder da extinta banda de rock “Oingo Boingo”, é parceiro de Tim Burton em seus filmes :“Os Fantasmas se Divertem (1988)”, “Edward Mãos-de-Tesoura (1990)”, “Estanho Mundo de Jack (1993)”, “Peixe Grande & Suas Histórias Maravilhosas (2003)” e“Alice no País das Maravilhas (2010)”. Como destaque em seu trabalho temos o tema composto para os filmes do “Homem-Aranha (2002, 2004 e 2007)”, dirigidos por Sam Raimi. E sem esquecer do tema de abertura da série animada de TV, “Os Simpsons (desde 1989 no ar)”.


Um nome que vem se destacando nos últimos anos, é do compositor francês Alexandre Desplat (1961 -   ). Com trabalhos no cinema francês desde 1985, ao fazer a trilha de filmes como “A Moça com o Brinco de Pérola (2003)”, “Syriana (2005)” e “A Rainha (2006)”, no qual recebeu a sua primeira indicação ao Oscar de Trilha Sonora. A partir daí, vieram grandes trabalhos feitos em “A Bússola de Ouro (2007)”, “O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) – segunda indicação ao Oscar, “O Fantástico Senhor Raposo (2009)” – terceira indicação, "Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009)". Mas em 2010, foi o seu ano. Com a música composta para o grande ganhador do Oscar daquele ano, “O Discurso do Rei” – quarta indicação. E consequentemente a trilha de “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1”. Em 2011, fez a trilhas dos filmes “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2” e “A Árvore da Vida”, dirigido por Terence Malick.


Mas o que se pode dizer sobre o futuro da música composta para filmes que tanto nos encantam e marcam as nossas vidas? 

Ele parece promissor por termos nomes atualmente que têm feito grandes trabalhos e seguido um legado deixado pelos grandes mestres citados anteriormente.

THE END

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c