Pular para o conteúdo principal

Dia 13 de Julho de 1985, oficializado como "DIA MUNDIAL DO ROCK"

Hoje é o dia mundial do rock. Mas você sabe por quê?

Foi um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda “The Boomtown Rats”, cujo o maior hit é a canção “I Don’t Like Mondays”. Fez uma viagem pela África e deu uma parada em um pequeno país de lá, chamado Etiópia. Comovido pela pobreza extrema deles, em especial, o estado de fome em que ele se encontrava. Ao retornar a Londres, foi para a mídias da época (televisão, jornais, rádios), inclusive foi atrás da então ministra inglesa Margaret Thatcher, pedir ajuda à Etiópia.


Sem conseguir muito retorno deles, partiu para uma iniciativa única. Juntamente com Harvey Goldsmith (empresário de shows da época) e ajuda de amigos, ligou para os principais astros do rock e pop, e assim participarem do maior evento musical de todos os tempos, só comparado a Woodstock. Eles conseguiram fechar dois concertos simultâneos (um em Londres, Wembley Arena; e outro na Filadélfia, JFK Stadium). Apesar de todos os problemas envolvidos na produção dos mesmos, como por exemplo, a data original era no dia 06 de julho, que só foi alterada por causa de Bruce Springsteen. Porque a sua esposa Patti Scialfa, estava grávida e teria um bebê no mesmo dia.


Com todos percalços resolvidos (logística do show, patrocínio, os artistas, etc). Ainda faltava “Grand Finale” para o espetáculo, Geldof queria Paul McCartney para o encerramento do show em Londres e até o presente momento, não optido sucesso na confirmação de sua participação. Até que Bob recebeu uma ligação de Paul, pedindo para ele fosse até a sua casa em Sussex para uma conversa a respeito do show. Para sua surpresa, ao conversar com ex-Beatle, o mesmo confirmou que iria participar mas que a príncipio estava temeroso pois fazia algum tempo que não se apresentava ao vivo.

Para seu conforto, Geldof disse que haveria no palco apenas um piano e Paul tocaria “Let it Be”. Deixando assim McCartney mais tranqüilo a respeito. Com cast completo, temos assim o melhor da música na época e um evento marcado por encontros únicos. Por exemplo, a volta do Led Zeppelin com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) nas baquetas. Mick Jagger & David Bowie (“Dancing in the Street”) juntos em Londres e fazendo uma ponte aérea, sir Jagger dueta com Tina Turner (“It’s Only Rock’n’Roll”) na Filadélfia. Queen viajando da Austrália para Londres e estourando o tempo no palco (15 minutos), fazendo como muitos falam, o melhor show do evento.


E assim se sucedeu o maior evento musical de todos os tempos, o Live Aid. Com ingressos totalmente vendidos nos dois shows e uma arrecadação superior de 80 milhões de dólares junto com ligações feitas (estilo criança esperança). Sendo assim, Bob Geldof conseguiu atingir o seu objetivo em ajudar um país em estado extremo de pobreza. Assim temos, o dia mundial do rock.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c