O mundo da espionagem sempre encantou os apaixonados pela sétima arte. O maior exemplo é a franquia do agente com licença para matar 007 James Bond. Que teve a despedida do seu último interprete Daniel Craig de forma épica em “007: Sem Tempo Para Morrer” em 2021. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2021/10/007-sem-tempo-para-morrer-despedida-de.html. Em meio a ele, tivemos o desmemoriado Jason Bourne feito por Matt Damon (https://cyroay72.blogspot.com/2015/03/bourne-jason-bourne.html) e o incorruptível Ethan Hunt de Tom Cruise com a franquia “Missão Impossível”. Que nos trouxe o empolgante “Acerto Final”, para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2025/05/o-acerto-final-ultima-missao-impossivel.html. Agora é a vez do Freddie Mercury do cinema Rami Malek entrar neste mundo em “Operação Vingança (The Amateur, 2025)”.
Não é sua primeira vez, já que interpretou o vilão de “007: Sem Tempo Para Morrer”. Agora ele é o especialista em tecnologia Charlie Heller. Uma pessoa inteligentíssima, que trabalha para a CIA, decodificando mensagens escondidas em documentos oficiais e acessos na Dark Web. Apesar de ter um cargo na Agencia, não tem experiência de campo. Nunca pegou em armas e não possui aptidão física. Ele vive com a esposa Sarah (Rachel Brosnahan, a nova Lois Lane da DC no cinema). Esta vai em viagem de negócios para Londres, enquanto ele se prepara para trabalhar. Já na Agência, tem uma conversa criptografada com seu contato no submundo virtual. Ele se nomeia como “O Inquilino”. Que lhe manda um arquivo com documentos sobre atividades ilegais da CIA em território de aliados, que foram autorizados por seu chefe, Alex Moore (Holt McCallany).
Ele se surpreende, fica em dúvida se deve ou não denunciá-lo. Até que é chamado por Moore, a ir até seu escritório. Ao lado dele, a diretora da CIA Samantha O’Brien (Julianne Nicholson da série “Paradise, desde 2025”). Eles lhe trazem uma triste notícia. Houve um atentado terrorista em Londres, no hotel que Sarah estava hospedada. E ela foi uma das vítimas. Tentando viver o luto, Charlie resolve se vingar. Com seus conhecimentos em informática, descobre quem são os envolvidos e sua possível localização. Vai até Moore para chantageá-lo. Ameaçando a relatar os documentos que comprovam suas atividades clandestinas dentro da CIA para O’Brien. Ele deseja um treinamento de combate e financiamento. A contragosto, Moore concorda.
lhe indica o coronel reformado Robert “Hendo” Henderson, com Morpheus da saga Matrix Laurence Fishburne no papel. Pela sua experiência, percebe que Charlie não tem jeito para armas e força física. Mas é extremamente hábil para montar uma bomba. Enquanto isso, Moore ao lado de Caleb Horowitz (Danny Sapani) montam uma equipe para buscar na sala, na casa e os locais frequentados por Charlie, as evidencias que comprovam suas atividades às escuras dentro da Agencia. Já estes pedem para Hendo elimina-lo. Ao chegar no seu quarto, vê que Charlie desapareceu. Assim começa sua corrida para encontrar os responsáveis pela morte de Sarah e o mote para “Operação Vingança”.
Baseado no livro escrito por Robert Littell, adaptado por Ken Nolan e Gary Spinelli. Para a cadeira de diretor temos o britânico James Hawes, vindo do mundo televisivo da terra do agora rei Charles III. O conto ganhou uma versão em 1981, agora é revisto e atualizado. A mais alta tecnologia trabalhando para os dois lados da moeda. Um thriller investigativo com toques de ação, já que Charlie não consegue empunhar uma arma ou lutar como Bourne. Assim faz uso da sua inteligência para acabar um a um até chegar no líder do grupo, o terrorista Horst Schiller, feito por Michael Stuhlbarg. Tendo como aliado, um computador e um celular. Aqui se destacam as armadilhas montadas por Charlie.
Na primeira, compra flores para extrair seu pólen. Para assim, atacar a terrorista que sofre de problemas respiratórios. Já a segunda, ele monta um artificio para implodir a piscina ao céu aberto de um hotel de luxo para conseguir de um dos terroristas, a localização de Schiller. Ao contrário dos exemplos citados anteriormente, “Operação Vingança” é um filme de espionagem a moda antiga com ares dos anos 2020. Charlie viajando ao redor do globo terrestre para atingir seu objetivo final. Com um clique, seja de um celular descartável ou do seu notebook. Completam o elenco o justiceiro Jon Bernthal como o agente de campo chamado “The Bear (você deve imaginar porque)” e Caitríona Balfe (a Claire Fraser da série “Outlander desde 2014”), ela é “O Inquilino”.
Comentários
Postar um comentário