Pular para o conteúdo principal

Matt Damon é "BOURNE, JASON BOURNE"





Continuando a falar sobre agentes secretos, temos a saga de Jason Bourne. Com base na série de espionagem escrita pelo norte americano Robert Ludlum. Bourne é um soldado recrutado pelo governo dos Estados Unidos para trabalhar em um programa chamado Treadstone. Que treinava seus candidatos de forma extrema, fazendo-os passar pelas mais atípicas condições de sobrevivência. Condicionando-os física e psicologicamente, onde se tornavam máquinas de matar. Mudando inclusive sua identidade. Aqui ele é personificado pelo gênio indomável Matt Damon. Em sua primeira película de ação, ele está numa missão em alto mar para assassinar o ditador africano Wobosi (Adewale Akinnuoye-Agbaje), ele hesita ao ver o filho dele. Com isso, é perseguido pelo barco, caindo de lá e sofrendo um acidente.

É resgatado por um barco pesqueiro. Com um porém, ele perdeu a memória. Não se recordando quem é. O capitão do barco, cuidando de seus ferimentos, encontra um chip implantado em seu quadril com informações sobre uma conta de banco em Zurique (Suiça). Lá descobre que mora em Paris (França) e precisa de uma carona até lá. Encontra Marie (Franka Potente de “Corra Lola Corra, 1998”) que o leva até a cidade luz. No decorrer do caminho, ele começa a ter flashbacks do que seria seu passado. Ao mesmo tempo, inicia uma forte relação com Marie e se veem perseguidos pela CIA. Essa é a trama básica de “A Identidade Bourne (The Bourne Identity, 2002)”. Dirigido pelo excepcional Doug Liman (“Sr. & Sra. Smith, 2005” e “No Limite do Amanhã, 2014”) e tendo no seu elenco Chris Cooper (o Norman Osborn da franquia “O Espetacular Homem-Aranha”) como o responsável por Treadstone, Ted Conklin; Julia Stiles (“No Balanço do Amor, 2001”) como agente de logística da CIA Nicky Parsons; Brian Cox é Ward Abbott, um dos idealizadores do projeto e Clive Owen é dos soldados treinados pelo programa Treadstone chamado para acabar com Bourne.


Passado certo tempo, Jason e Marie vivendo anonimamente na Índia. Em “A Supremacia Bourne (The Bourne Supremacy, 2004)”, ele ainda está atormentado pelas lembranças do passado. Em especial nos sonhos, vêm à tona. Ele cria uma agenda para anota-los e pesquisa na internet sobre isso. Até que em um passeio pela cidade, Jason percebe que está sendo seguido. Ele e Marie fogem. Durante a perseguição, o atirador Kirill (Karl Urban, o Bones do novo Star Trek) acaba acertando Marie e acredita ter eliminado os dois. Bourne sobrevive.


Enquanto isso, Bourne é incriminado em uma ação mal-sucedida da CIA. A responsável por ela é Pamela Landy (Joan Allen de “Sempre ao seu Lado, 2009”) e ela vai atrás dele para descobrir o que aconteceu. A trama se mostra mais complexa do que parecia ser, onde Jason descobre mais a seu respeito e que o projeto Treadstone está envolvido com o enriquecimento ilícito de Ward e Conklin. Junto ao envolvimento da máfia russa. E relembra que em sua primeira missão tem a ver com os eventos de agora.


Após o que ocorreu em “Supremacia”, Jason resolve sumir do mapa de vez. Já em “O Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum, 2007)” surge uma reportagem em um jornal inglês falando sobre Treadstone e que mais tarde mudaria de nome para Blackblair. O jornalista responsável pela matéria Simon Cross (Paddy Considine) cita o nome de Bourne como um dos envolvidos. Chamando atenção da CIA sobre o assunto. Noah Vosen (David Straithairn) e Ezra Kramer (Scott Glenn), diretores da CIA, querem o fim do jornalista e aproveitam o momento para tentar acabar com Bourne. Pois este marcou um encontro com Ross para discutir o assunto. Em uma ação, conseguem assassinar Ross e Bourne escapa por pouco.

Pois o assassino contratado Paz (Edgar Ramirez) quase consegue eliminá-lo. Enquanto isso, Pamela volta, a pedido de Noah, para a investigação sobre o passado de Bourne e este descobre aos poucos, quem realmente era. Percebendo que tudo está acobertando uma conspiração dentro do próprio governo. Para a criação de assassinos programados e utiliza-los em solo norte americano inclusive. Um dos responsáveis seria o doutor Albert Hirsch (Albert Finney, “007: Skyfall, 2012”), que tem um encontro determinante com Bourne que explica tudo a ele. Onde descobre que foi voluntario ao programa. Tanto “Supermacia” como “Ultimato” foram dirigidos de forma magistral por Paul Greengrass (“Voo United 93, 2007” e “Zona Verde, 2010”).

Em 2012, o produtor da saga Frank Marshall junto ao roteirista que escreveu os três filmes, Tony Gilroy, resolveram voltar ao mundo de Bourne com um novo personagem chamado Aaron Cross. Onde Tony e o irmão Dan criaram sua história chamada "O Legado Bourne (2012)". Para saber mais, leia o link: http://cyroay72.blogspot.com.br/2012/09/jeremy-renner-e-aaron-cross-em-o-legado.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....