Pular para o conteúdo principal

"ESCOBAR: A TRAIÇÃO"


O colombiano Pablo Escobar foi o maior traficante de drogas nos anos 80 e 90. Também conhecido pelo seu gênio forte e temperamental. Seu estilo implacável contra seus inimigos, seja os próprios compatriotas ou o governo dos EUA, os assustavam. O grau de violência era sem precedentes. Sendo sua história foi contada por diversos pontos de vista. Em especial no cinema e na televisão. Um exemplo recente é a serie Netflix “Narcos (desde 2015)”, que mostra sua ascensão e criando o famoso Cartel de Medelin.


Agora é a vez do diretor espanhol Fernando Léon de Aranoa contar sua visão sobre Escobar. Baseado no livro escrito por Virginia Vallejo, “Amando Pablo, Odiando Escobar (2007)”. Ela uma jornalista colombiana que viveu cinco anos com ele, onde acompanhou sua ascensão e posterior queda, que trouxe graves consequências na vida do casal.

Ela é vivida pela musa do cinema espanhol Penelope Cruz. Já Escobar é interpretado pelo grande Javier Bardem. Ele e Aranoa já haviam trabalhado junto no excepcional drama “Segundas-feiras ao Sol (2002)”. Aqui o conto ganha o titulo de “Escobar – A Traição (Loving Pablo, 2018)”. Com a perspectiva de Virginia, ela narra (em off) seu romance com Pablo. Ela na época era uma das mais populares apresentadoras da TV colombiana.


Como já foi visto anteriormente, e especialmente em “Narcos”, o perfil de psicótico de Escobar é visto em uma atuação de tirar o folego de Bardem. Os olhares e os trejeitos de seu personagem estão lá. Com um quê a mais. Dando uma naturalidade ao papel, como se estivéssemos na frente do próprio Escobar. Trazendo na memoria o serial killer Anton Chigurh de “Onde Os Fracos Não Tem Vez (2007)”, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante daquele ano.

Penelope faz o link com publico. Onde Virginia é uma mulher no melhor exemplo da palavra “perua”. Ostentando os caros presentes ganhos de Escobar, os vestidos, o penteado e a maquiagem carregada daqueles tempos. “Escobar- A Traição” é o primeiro filme que Bardem e Cruz atuam juntos após o casamento. Isso ajuda na cumplicidade deles na frente das câmeras. Aranoa traz um retrato honesto sobre a relação de Virginia e Pablo. E boas sequencias de ação como a aterrisagem de um avião carregado de cocaína em uma estrada nos Estados Unidos

Comentários