Pular para o conteúdo principal

"BEN HUR (1959)"


Filmes bíblicos nos anos áureos da sétima arte eram uma rotina em Hollywood. Com clássicos como “Quo Vadis (1951)” e “Os Dez Mandamentos (1956)”, por exemplo. Este último estrelado pelo mito Charlton Heston. A Warner para não perder o fio da meada, encomendou junto ao diretor William Wyler, a adaptação do conto sobre Judah Ben-Hur. Escrito por Lew Wallace, que leva o titulo de “Ben-Hur: Um Conto do Cristo” de 1880. Wallace acreditava que Cristo não era filho de Deus, em seus estudos acabou se convertendo ao cristianismo. Assim temos a história de "Ben-Hur (1959)". Interpretado por Heston.

Um afortunado judeu da Judeia (nos dias de hoje, é o sul da Palestina), que celebra o retorno do amigo de infância Messala (Stephen Boyd). Este viveu anos em Roma, ascendeu como politico e se torna o guardião da região que cresceram. Buscando provar seu valor para o Império Romano, Messala questiona Ben-Hur sobre quem está organizando a insurgente rebelião dos judeus na província. Este se recusa a dar nomes e é aprisionado por Messala.  



Perde seus bens, é transformado em escravo e enviado para as galés (embarcações). Sua mãe Miriam (Martha Scott) e Tirzah (Cathy O’Donnell), são levadas para a prisão. Ele jura vingança contra Messala. Após três anos da sua condenação, Ben-Hur desperta a atenção do cônsul Quintus Arrius (Jack Hawkins). Que o resgata após o naufrago da fragata em que estavam. Fazendo com que Quintus o adote como filho.


Vai com ele até Jerusalém e aproveita a chance para resgatar a mãe e a irmã. Lá se torna um grande campeão na corrida de quadrigas. Lá se encontra com Ester (Haya Harareet), uma escrava, que o seguia e tem seus sentimentos por ele. Em meio a isso, ela esconde um segredo dele. Tanto Ben-Hur quanto Messala, acreditam que sua mãe e irmã foram vitimas da lepra. Quando na verdade, vivem escondidas e protegidas pela comunidade.


Fazendo com que Ben-Hur desafie o agora inimigo de sangue para uma mortal corrida de quadrigas. Esta é a trama básica de “Ben-Hur”, assim como o clássico “Os Dez Mandamentos”, os cenários suntuosos, o figurino caprichado e a fotografia exuberante são um colírio para os olhos. Junto a uma citação a Jesus Cristo, quando estava indo para as galés Ben-Hur recebe agua de um homem. Mais tarde o reencontra. Descobre que ele é o Messias. Sendo crucificado e os papéis se invertem, agora é Ben-Hur quem dá agua a ele. Que lhe revela que sua família está viva.


Wyler seguindo a cartilha de Cecill B. DeMille, vemos uma reconstituição de época primorosa e filmagens em locações na Espanha, no Líbano (as corridas aconteceram no hipódromo de Tiro) e na Itália nos estúdios da Cinecittà. Que nos proporciona um espetáculo visual em uma história cheia de suspense, drama e aventura ganhadora de 11 Oscars daquele ano, junto a uma trilha musical épica composta por Miklos Rózsa (que também levou a estatueta na categoria). Incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Charlton Heston e Melhor Ator Coadjuvante para Hugh Griffith.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...