Pular para o conteúdo principal

"JOGO DO DINHEIRO" com George Clooney & Julia Roberts


Filmes que falam sobre finanças, não são uma novidade nos dias de hoje. No caso temos o tresloucado e autobiográfico “O Lobo de Wall Street (2013)” e o didático “A Grande Aposta (2015)”. Sem deixar de mencionar a saga do magnata Gordon Gekko em “Wall Street: Poder e Cobiça (1987)” e “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)”.

Enquanto os dois primeiros citados, falam de momentos distintos da economia norte-americana. “O Lobo de Wall Street” mostra a ascensão e a queda do jovem empreendedor Jordan Belfort ao usar a bolsa de valores em Wall Street para fraudes em apólices de seguros. E o segundo, “A Grande Aposta” de forma bem direta, explica o que realmente ocorreu para a crise na bolsa em Wall Street que desestruturou a economia dos Estados Unidos e seus parceiros financeiros, nos anos de 2007 e 2008.


Já os filmes de Gordon Gekko, escritos e dirigidos por Oliver Stone, são obras de ficção baseados em fatos reais. É aonde chegamos a “Jogo do Dinheiro (Money Monster, 2016)”. Dirigido pela atriz ganhadora do Oscar Jodie Foster (Melhor Atriz por “Acusados, 1988” e “O Silêncio dos Inocentes, 1991”) em sua quarta película atrás das câmeras, nos traz a história escrita por Jamie Linden, Alan DiFiore & Jim Kouf, com um ponto de vista diferenciado sobre o tema.

Aqui temos o apresentador de TV e especulador financeiro Lee Gates (George Clooney) em mais um dia de trabalho a frente das câmeras de seu programa, que dá titulo ao filme. Ele tem a produtora Patty Fenn (Julia Roberts) como parceira, onde ambos discutem sobre os rumos do show. E a noticia da semana é o prejuízo gerado pelo fundo de investimentos IBIS Clear Capitol de mais de 800 milhões de dólares. A justificativa para tal foi uma falha nos computadores da empresa.


Ela é dirigida por Walt Camby (Dominic West), que simplesmente some ao invés de justificar o que ocorreu para seus clientes. Deixando para sua assistente pessoal e assessora de imprensa Diane Lester (Caitriona Balfe) a ser entrevistado por Lee, para falar sobre o assunto. Até que determinado momento, surge Kyle Budwell (Jack O’Connell, de “Invencível, 2014”).

Literalmente invadindo o programa, ele coloca em Lee um colete cheio de explosivos. E o culpa por influencia-lo ao investir no fundo, que fez perder todas suas economias. Busca também entender o que aconteceu e exigindo a presença de Camby. Enquanto isso, Lee e Patty tentam descobrir o que realmente houve com o fundo IBIS.


Assim temos a trama básica de “Jogo do Dinheiro”. Com diálogos rápidos, edição ágil, uma história envolvente que vai crescendo até seu final e um elenco afiado. Com Clooney mostrando porque é um dos melhores atores da sua geração. Programas sobre especulação financeira nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia são muito comuns. Por aqui, pode parecer estranho. O que posso dizer a respeito? Temos Ratinho, Datena, Marcelo Resende e programas esportivos estrelados por ex-jogadores de futebol analfabetos, usam isso a seu favor para ganhar o publico.


Com Julia Roberts voltando a atuar de verdade. Jodie Foster se aprimorando como diretora, saindo dos dramas familiares que se especializou como “Um Novo Despertar (2011)”, onde atuou ao lado do Mad Mel Gibson. Para agora nos traz uma película mescla a ironia do personagem de Clooney, junto ao raciocínio rápido de Patty em um conto sobre os bastidores do mundo das finanças e da televisão sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....