Pular para o conteúdo principal

"JOGO DO DINHEIRO" com George Clooney & Julia Roberts


Filmes que falam sobre finanças, não são uma novidade nos dias de hoje. No caso temos o tresloucado e autobiográfico “O Lobo de Wall Street (2013)” e o didático “A Grande Aposta (2015)”. Sem deixar de mencionar a saga do magnata Gordon Gekko em “Wall Street: Poder e Cobiça (1987)” e “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)”.

Enquanto os dois primeiros citados, falam de momentos distintos da economia norte-americana. “O Lobo de Wall Street” mostra a ascensão e a queda do jovem empreendedor Jordan Belfort ao usar a bolsa de valores em Wall Street para fraudes em apólices de seguros. E o segundo, “A Grande Aposta” de forma bem direta, explica o que realmente ocorreu para a crise na bolsa em Wall Street que desestruturou a economia dos Estados Unidos e seus parceiros financeiros, nos anos de 2007 e 2008.


Já os filmes de Gordon Gekko, escritos e dirigidos por Oliver Stone, são obras de ficção baseados em fatos reais. É aonde chegamos a “Jogo do Dinheiro (Money Monster, 2016)”. Dirigido pela atriz ganhadora do Oscar Jodie Foster (Melhor Atriz por “Acusados, 1988” e “O Silêncio dos Inocentes, 1991”) em sua quarta película atrás das câmeras, nos traz a história escrita por Jamie Linden, Alan DiFiore & Jim Kouf, com um ponto de vista diferenciado sobre o tema.

Aqui temos o apresentador de TV e especulador financeiro Lee Gates (George Clooney) em mais um dia de trabalho a frente das câmeras de seu programa, que dá titulo ao filme. Ele tem a produtora Patty Fenn (Julia Roberts) como parceira, onde ambos discutem sobre os rumos do show. E a noticia da semana é o prejuízo gerado pelo fundo de investimentos IBIS Clear Capitol de mais de 800 milhões de dólares. A justificativa para tal foi uma falha nos computadores da empresa.


Ela é dirigida por Walt Camby (Dominic West), que simplesmente some ao invés de justificar o que ocorreu para seus clientes. Deixando para sua assistente pessoal e assessora de imprensa Diane Lester (Caitriona Balfe) a ser entrevistado por Lee, para falar sobre o assunto. Até que determinado momento, surge Kyle Budwell (Jack O’Connell, de “Invencível, 2014”).

Literalmente invadindo o programa, ele coloca em Lee um colete cheio de explosivos. E o culpa por influencia-lo ao investir no fundo, que fez perder todas suas economias. Busca também entender o que aconteceu e exigindo a presença de Camby. Enquanto isso, Lee e Patty tentam descobrir o que realmente houve com o fundo IBIS.


Assim temos a trama básica de “Jogo do Dinheiro”. Com diálogos rápidos, edição ágil, uma história envolvente que vai crescendo até seu final e um elenco afiado. Com Clooney mostrando porque é um dos melhores atores da sua geração. Programas sobre especulação financeira nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia são muito comuns. Por aqui, pode parecer estranho. O que posso dizer a respeito? Temos Ratinho, Datena, Marcelo Resende e programas esportivos estrelados por ex-jogadores de futebol analfabetos, usam isso a seu favor para ganhar o publico.


Com Julia Roberts voltando a atuar de verdade. Jodie Foster se aprimorando como diretora, saindo dos dramas familiares que se especializou como “Um Novo Despertar (2011)”, onde atuou ao lado do Mad Mel Gibson. Para agora nos traz uma película mescla a ironia do personagem de Clooney, junto ao raciocínio rápido de Patty em um conto sobre os bastidores do mundo das finanças e da televisão sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...