Desde surgiu nos anos 80, a franquia “Karatê Kid” se tornou uma referência. Impulsionada pela dupla Ralph Macchio e Noriuyki “Pat” Morita, a relação mestre e aprendiz se tornou uma cumplicidade em cena de dar inveja. Além de mostrar que as artes maciais são muito mais do que se defender e atacar. E sim, um modo para encontrarmos nosso equilíbrio interior. Assim tivemos quatro filmes e uma serie no canal das redes sociais Netflix, que obteve um sucesso avassalador. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2025/05/a-franquia-karate-kid.html. Ela nos trouxe como Daniel LaRusso e Johnny Lawrence estão nos dias de hoje, após os eventos de “Karatê Kid: A Hora da Verdade”. Encerrando na sexta temporada, para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2025/02/a-terceira-parte-da-temporada-final-de.html
Quando adquiriu os direitos da franquia, o carismático Will Smith produziu um remake estrelado pelo filho Jaden Smith e boa praça Jackie Chan como seu mestre no kung fu em 2010. E o que menos se imaginava, acontece agora com “Karatê Kid: Lendas (Karate Kid: Legends, 2025)”. Temos o jovem Li Fong (Ben Wang), recém chegado de Pequim com a mãe (Ming-Na Wen, a Fennec Shand de “Star Wars: The Mandalorian”), à cidade de Nova York. Ela resolve se mudar, para que Li deixe de treinar Kung Fu. Já que seu irmão mais velho, foi assassinado após vencer um torneio. Ao mesmo tempo, sair do dojô do tio Han (Chan). Como já foi visto anteriormente, sua adaptação não é fácil.
Andando pelo bairro, vai a uma pizzaria e conhece Mia (Sandie Stanley) e o pai dela, Victor (Joshua Jackson, da série "Dawson's Creek, 1998 a 2003"). Eles ficam amigos. Combina com Mia para lhe mostrar a cidade, enquanto Li lhe ensina a falar mandarim. Em meio a isso, Victor deve dinheiro à agiotas e resolve voltar aos tempos que era boxeador. Convence Li a treina-lo para uma luta clandestina e quitar sua dívida. Durante o passeio, eles encontram o ex-namorado de Mia, Connor (Aramis Knight). O embate é inevitável, ele e Li se estranham. Descobre que é um lutador de karatê conhecido pela cidade e é o campeão invicto do torneio regional “Cinco Bairros”. De volta aos ringues, Victor leva uma surra e é hospitalizado. Traumatizado pela morte do irmão, Li simplesmente some.
Recolhido em seu quarto, é chamado por Han a visitar Victor. Para se reconciliarem e se desculpar com Mia. E encontrar um meio para ajuda-los a saldar seu debito. Eles resolvem treinar para os “Cinco Bairros”, porem Li tem uma semana para se preparar. O jovem faz o treinamento básico, já Han vai em busca de um velho conhecido. Eis que surge Daniel LaRusso (Macchio). O mestre do Kung Fu unirá seus ensinamentos com os conceitos de Miyagi, para que o sobrinho vença o torneio. Dai o mote inicial de “Karatê Kid: Lendas”, dirigido por Jonathan Entwistle e roteiro de Rob Lieber. Eles ampliam o conceito da franquia, trazendo duas ideologias distintas do Karatê e Kung Fu.
A primeira faz uso da não-violência por sr. Miyagi (Morita) como um modo de luta e a segunda, o estilo icônico e acrobático de luta de Chan. Ben está perfeito, mesclando os dois estilos, sendo a ponte desta nova fase da franquia. A dupla Ralph & Jackie é pura sintonia. Compreendem seus papeis como mestres. Não interferindo nos respectivos ensinamentos e os complementando. Formando uma rede intrínseca, unindo o ocidente e o oriente. Trazendo uma nova geração de fãs como bem fez “Cobra Kai”, que se soma ao legado de “Karatê Kid”. Que não fica presa ao passado, como poderia acontecer, exibe temas relevantes para a juventude atual. Como o bullying (exemplificado na minissérie Netflix “Adolescência, 2025”) e a busca do autoconhecimento.
Comentários
Postar um comentário