A gastronomia e o mundo televisivo possuem uma relação intrínseca. Seja em programas de auditório como o Masterchef Brasil ou seriados como “The Bear”. Onde a alta gastronomia se aproxima de pessoas comuns como você e eu. Fora películas que tocam no tema com maestria como “A Festa de Babette (1987)” e “O Menu (2022)”. Agora a HBO Max lança a série “Como Água Para Chocolate (Like Water A Chocolate, 2024)”. Baseado no romance homônimo (1989) de Laura Esquivel, juntamente com “O Diário de Tita (2016)”, produzida pela musa do cinema mexicano Salma Hayek Pinault. Temos a história da jovem Tita, interpretada por Azul Galita, vivendo com a autoritária Mamá Elena (Irene Azuela), as irmãs Rosaura (Ana Valeria Becerril) e Gertrudis (Andrea Chaparro). Ela nutre um amor desde a infância por Pedro (Andrés Balda).
Que é retribuído, com a promessa de viver juntos eternamente. Porém, os planos deles são colocados em risco, com a crescente guerra civil no México. Além das dificuldades impostas na relação com sua mãe, Elena. Uma mulher opressora que viuvou muito cedo, com a morte súbita do marido Fidel De La Garza. Ela possui um ressentimento pelo matrimonio forçado e o desconta em Tita. Esta se questiona o porquê de tanto ódio de quem lhe pariu. O amor e carinho de sua cuidadora na infância Nasha (Àngeles Cruz) compensa isso. Ela lhe passou todo seu conhecimento em culinária, que tornará Tita uma habilidosa cozinheira.
Pedro e seu pai, Don Pedro Múzquiz (Mauricio Garcia Lozano), vão até a fazenda de Mamá Elena, para pedir a mão de Tita em casamento. Após conversarem, a matriarca vem com a notícia que surpreenderá a todos. Pedro irá se casar com Rosaura e Tita cuidara da mãe até sua morte. Mesmo assim, Pedro promete a Tita que irão ficar juntos de algum modo. Ela e Nasha preparam a festa de casamento e acaba matando a segunda por causa da exigência dos pratos que fazem parte do menu. Vida que segue, Tita descobre que sua irmã desejava Pedro secretamente e não se arrepende da decisão tomada pela mãe em favorece-la. Ela persevera que a situação vai melhor com o passar do tempo.
Pedro se junta à revolução com o amigo Louis (Juan Alejandréz), em segredo. No encalço deles, o implacável militar e tio de Pedro, Felipe Múzquiz (Ari Brickman). As idas e vindas do casal são o mote da primeira temporada de “Como Água para Chocolate”. Como um bom dramalhão mexicano traz o tempero caliente do país. Que se traduzem nos pratos feitos por Tita que adiciona suas emoções aos prepará-lo para serem servidos à mesa. Seja o amor verdadeiro e o desejo por Pedro, tristeza por perde-lo e alegria ao cuidar do filho dele com Rosaura, Robertito, ao amamenta-lo. Onde sentem isso ao degustar sua culinária. O casal formado por Azul e Andrés é um deleite em cena. Pura cumplicidade. Que veremos em breve na vindoura “Segunda Temporada”.
Comentários
Postar um comentário