Pular para o conteúdo principal

Kenneth Branagh é Hercule Poirot em "A NOITE DAS BRUXAS"

Poucos escritores souberam unir mistério e suspense como Agatha Christie. Ela é considerada a rainha do gênero. Sua obra é constantemente adaptada. Tanto para o cinema, televisão e teatro. Mais recentemente o ator shakespeariano Kenneth Branagh adaptou dois dos seus livros mais conhecidos, “Assassinato no Expresso do Oriente (https://cyroay72.blogspot.com/2017/12/assassino-no-expresso-do-oriente.html)” em 2018 e “Morte No Nilo (https://cyroay72.blogspot.com/2022/02/morte-no-nilo-o-misterio-o-suspense.html)” em 2022 com seu personagem mais marcante, o peculiar detetive Hercule Poirot. Após lançar “Belfast (2022)”, filme que conta sua infância na Irlanda, ele retorna ao mundo de Agatha em “A Noite das Bruxas (Hauting in Venice, 2023)”.

Ele está aposentado e vive tranquilamente em Veneza. Sua rotina é cuidar do jardim e andar pela cidade turística para conhecer sua culinária. Indo de ponta a ponta para saciar seus hábitos inusitados. Como por exemplo, os ovos devem ser perfeitamente iguais em seu tamanho. Para não ser incomodado tem a companhia do guarda-costas e ajudante pessoal Vitale (Ricardo Scamarcio). Sua presença é necessária, já que Poirot é constantemente incomodado pela imprensa local e pessoas que desejam sua perspicácia e serviços para ajuda-los.Tudo praticamente normal no seu dia a dia, até que recebe a visita da escritora Ariadne Oliver, com a comediante Tina Fey no papel. 

Ela é uma velha amiga, que faz uso dos casos de Poirot para escrever seus livros. O convida para participar de uma sessão com a médium Joyce Reynolds (Michelle Yeoh, Oscar de Melhor Atriz por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, 2022”). Além de uma festa de halloween promovida pela cantora de opera Rowena Drake (Kelly Reilly, a Beth Dutton de “Yellowstone” desde 2018). Ocorre em sua morada num palazzo no centro de Veneza. Rowena deseja se comunicar com a filha falecida Alicia (Rowan Robinson), durante a sessão com Reynolds.

Ariadne promove um desafio a Hercule. Com suas habilidades como detetive comprovar que Joyce é uma fraude. De inicio, recusa. Mas é convencido pela persistência da escritora. No local conhece o medico de Rowena, Leslie Ferrier (Jamie Dornan, o Christian Grey da franquia “50 Tons”) e o filho dele Leopold (Jude Hill, o moleque de “Belfast”). Além deles participam da sessão, a governanta Olga Seminoff (Camille Cottin), o ex-noivo de Alicia Maxime (Kyle Allen) e a assistente de Joyce Desdemona Holland (Emma Laird). Eles sentem uma presença no entorno deles, já que a sessão ocorre no quarto de Alicia.

Desde o ocorrido, ele está fechado por ordem de Rowena. Porém, com seu olhar perspicaz e sagacidade, Hercule descobre a artimanha de Joyce. Com um assistente escondido na chaminé, Nicholas Holland (Ali Khan), que produz os efeitos no espaço. Como a maquina de escrever que tecla sozinha. Quando tudo parece ser mais um caso resolvido por ele, Joyce é possuída. Começa a falar com a voz de Alicia, aterrorizando a todos. Mesmo assim, Poirot fica intrigado. Por causa da forte chuva em Veneza, todos resolvem ficar no palazzo. Até parecia uma noite chuvosa, sofre um giro de 360° com a morte brutal de Joyce. Assim Poirot resolve fechar todas as saídas para descobrir quem a matou.  Assim se inicia o jogo de gato e rato em “A Noite das Bruxas”. 

O conto foi adaptado por Michael Green de “Logan (2017)” e trabalhou com Branagh em “Assassinato no Orient Express”. Os dois optam por utiliza-lo como base. Não é uma adaptação literal como Kenneth fez anteriormente. Aproveitando as sombras e o clima claustrofóbico do palazzo, faz uso da técnica “ângulo holandês”. Onde a câmera está inclinada em relação à horizontal, para capturar suas imagens. Isso nos faz sentir mais próximos das tomadas e da história. O efeito dá resultado graças ao trabalho excepcional da editora Lucy Donaldson. Indo além do clima de mistério e suspense característico. Aproveita a presença de Joyce para trazer o sobrenatural à trama e como isso mexe com nosso imaginário. Ate Poirot é afetado. Ele precisa fazer um exercício extra se manter focado, como bem conhecemos, para resolver o caso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Millie Bobby Brown é "ENOLA HOLMES (Netflix)"

Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mais adaptados, tanto no cinema quanto na televisão. O mítico ator Peter Cushing imortalizou o personagem e mais tarde o Homem de Ferro Robert Downey Jr. assumiu o cachimbo e o violino nos filmes “ Sherlock Holmes (2009)” e “ Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011)”. Junto a ele, antes de se tornar o mago Doutor Estranho do UCM, Benedict Cumberbatch interpretou Holmes na serie britânica “ Sherlock (2010 a 2017)”.  Inclusive houve uma versão para os dias de hoje com o seriado “ Elementary (2012 a 2019)” com Jonny Lee Miller (o Sick Boy de “ Trainspotting: Sem Limites , 1996”) no papel.  Agora chegou a vez do Homem de Aço Henry Cavill dar a graça como o detetive mais perspicaz e inteligente do planeta.  Só que desta vez ele não é o principal. No caso, sua irmã mais nova Enola. Feita por Millie Bobby Brown , a Eleven da série Netflix “ Stranger Things (desde 2016)”. Onde ela retoma a parceria com o canal das redes socia...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...