Pular para o conteúdo principal

"MORTE NO NILO", O Mistério & O Suspense à moda antiga estão de volta

Um assassinato envolto de mistério e suspense é um tema que instiga as pessoas. Seja na vida real ou no imaginário. E no ultimo quesito temos a escritora Agatha Christie. Seus romances recheados de jogos de intrigas e onde as aparências enganam, arrebataram leitores ao redor do globo terrestre.  Ficando conhecida como a “Rainha do Suspense”. Adaptações de seus livros para o cinema seriam um pulo. Entre eles “Assassinato no Orient Express (1974)” e “Morte Sobre O Nilo (1978)”, ambos tem como personagem principal, o detetive Hercule Poirot.  Aqui eles foram interpretados por Peter Ustinov (“Spartacus, 1960”) e Albert Finney (o tutor de James Bond em “Operação Skyfall, 2012)” respectivamente.

Em 2017, Kenneth Branagh assume o manto de Poirot e traz de volta a obra de Christie em “Assassinato no Orient Express”. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2017/12/assassino-no-expresso-do-oriente.html. Agora o peculiar detetive está de férias no Egito, porem somos levados a um flashback ao seu passado. Estamos nos campos de batalha em meio à Primeira Guerra Mundial, Poirot (Branagh) como um jovem soldado e já exibindo seu talento. Avisando aos seus superiores anteciparem o ataque contra os alemães para conquistar um ponto estratégico. No caso, uma ponte que liga a Bélgica com Alemanha. Eles conseguem. Só que seu comandante não vê a armadilha, que ativa uma bomba na ponte, o impacto da explosão atinge Poirot. 


É levado ao hospital e recebendo a visita de sua esposa Katherine (Sussanah Fielding). Lá descobrimos a origem de seu estiloso bigode.  Logo em seguida estamos em um clube de jazz com a apresentação da cantora de blues Salome Otterbourne (Sophie Okonedo) e com a sobrinha Rosalie (Letitia Wright, a irmã do herói Marvel Pantera Negra Shuri), cuidando de sua carreira. Acomodado em sua mesa exclusiva, Poirot não perde os detalhes no seu entorno. Na pista de dança, enxerga o casal apaixonado Simon Doyle, com o galã Armie Hammer (“Me Chame Pelo Seu Nome, 2017”) no papel, e Jacqueline “Jackie” de Bellefort (Emma MacKey da serie Netflix “Sex Education” desde 2019).

Porem a chegada da ricaça Linnet Ridgeway, interpretada pela Mulher-Maravilha Gal Gadot, muda o clima no local. Pelo seu status social, Linnet chama muita atenção para si e tem Jackie como sua melhor amiga e confidente. Esta apresenta Simon como seu noivo. A troca de olhares é fulminante. Jackie insiste que os dois dancem juntos, já que convence Linnet a contratar Simon como seu novo agente imobiliário. De longe, Poirot com seu olhar apurado percebe que a situação entre os três pode se complicar futuramente.


Assim voltamos às férias de Poirot, apreciando as belezas das pirâmides e Esfinge, ele se incomoda com uma pipa em meio a elas. Ao intercalar seu dono, percebe que é seu amigo Bouc (Tom Bateman).  Os dois estavam no expresso oriente e agora ele trabalha em um hotel de luxo no Egito que Poirot está hospedado e sua mãe Euphemia, feita pela veterana Annette Bening, veio visita-lo. Mais tarde descobre que Linnet e Simon estão lá também para celebrar sua união. Confirmando suas suspeitas ao vê-los pela primeira vez no clube de jazz. Ao lado deles o medico Linus (Russell Brand), tem uma paixão não correspondida por Linnet; o advogado Andrew (Ali Fazal), que cuida dos negócios dela; a camareira Louis (Rosie Leslie, a Ygritte de “Game of Thrones”); a madrinha de Linnet Marie (Jennifer Saunders) e sua cuidadora Bowers (Dawn French).


Quando tudo parecer cenas de um casamento, eis que surge Jackie para atormentar o casal. Eles pedem a Poirot intervir para ajuda-los. Diz que não pode fazer muita a respeito, apenas lhes diz para voltarem para casa. Apesar de tudo, eles resolvem continuar a cerimonia no local, alugando um barco que atravessa o rio Nilo e celebrar sua união. Poirot é chamado para acompanha-los. A tranquilidade da viagem é abalada com Jackie mais uma vez no caminho. Mesmo assim, Simon e Linnet mantem seus planos. Após a noite que celebram seu casamento, Linnet surge assassinada em sua cama. Agora é o momento de Poirot prova mais uma vez o grande detetive que se tornou. 


Dai a trama incial de “Morte no Nilo (Death on the Nile, 2022)”. Aqui Kenneth tem oportunidade de humanizar o personagem. Onde o passado dele é mostrado em pequenos detalhes. Sua relação com Katharine se confunde com o que ele enxerga no relacionamento entre Linnet, Simon e Jackie. Levando para o lado pessoal sobrepondo seu profissionalismo, o que não é natural. Fora que a amizade com Bouc também é abalada com o ocorrido. Junto a isso, seu interesse por Salome que é correspondido. O jogo de intrigas e o que vemos não é o que parece, estão lá. Desta vez, o (a) suspeito (a) pode ou não ser tão culpado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...