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THE BEATLES e a versão Deluxe de 'LET IT BE"


Todos estão cansados de saber que o acervo musical dos quatro rapazes de Livepool é vasto. E nos últimos anos, a garimpagem deste material tem sido feita com muito cuidado e atenção. Desde 2009, o catalogo dos Beatles teve uma nova remasterização e caprichadas edições digipack. E  a partir de 2017, seus álbuns mais marcantes ganharam edições luxuosas onde conhecemos mais a fundo sua produção. Como a celebração dos 50 anos de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)”, para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2017/07/os-50-anos-do-antologico-sgt-peppers.html. Depois tivemos os 50 anos do “White Album (1968)” que contou com a supervisão direta de Giles Martin, filho do finado produtor dos Beatles George Martin (03.01.1926 - 08.03.2016), comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2018/11/os-50-anos-do-classico-album-branco-dos.html

E posteriormente “Abbey Road (1969)” que também comemorou 50 anos, mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2019/11/os-50-anos-de-mitico-abbey-road-dos.html. Recentemente os arquivos dos Beatles foram revisados mais uma vez, para trazer o registro definitivo sobre o fim da jornada de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr como banda no documentário “Get Back (2021)”, produzido pelo canal streaming Disney Plus. Dirigido por Peter Jackson da saga do Anel, que pesquisou mais de 50 horas gravadas em vídeo e 150 horas de áudio para nos trazer o cotidiano minucioso dos Beatles em meio as gravações de “Let It Be” e a preparação para um possível retorno aos palcos. Isso fez parte do documentário “Let It Be” de Michael Lindsay-Hoog lançado originalmente em 1970. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2022/03/o-documentario-get-back-com-os-beatles.html

Junto a isso temos a versão deluxe do álbum que marcou o encerramento oficial das atividades dos Beatles, “Let It Be (1970)”. Assim como em “Sgt. Peppers”, “Abbey Road” e “White Album”, Giles Martin ao lado do engenheiro de som Sam Okell revisaram os tapes originais produzidos por Phil Spector para as canções serem “reproduzidas para o disco”, conforme imaginado por ele. Juntamente com o material mixado por Glyn Johns como o LP “Get Back” de 1969. Bem como os ensaios, as gravações e as jams acompanhadas de perto por JohnsSomadas as fitas de oito canções do antológico show no terraço da gravadora Apple.


Lançada em outubro de 2021, temos como bônus para sua versão digital: “Let It Be (2021 Stereo Mix)”, “Don’t Let Me Down” tocada no terraço da gravadora e “For You Blue (Get Back LP Mix)”. Só que o material descrito acima está contido na versão superdeluxe, que possui 05 cds, 01 bluray e um livro de 105 páginas com imagens nunca vistas. Em nossa terra brasilis, temos a edição deluxe com dois discos. um encarte com 40 páginas e o mix inédito de “Across The Universe” feito por Glyn Johns em 1970. Mesmo assim, vale o investimento pelo valor do material contido. No caso, musicalmente falando. 


A genialidade dos quatro juntos é imensurável. Vemos que a individualidade deles se sobrepôs e mesmo em carreiras solo distintas, eles produziram discos que marcaram a história. Poucos sabem que “Maybe I’m Amazed”, “Teddy Boy” e “Junk” foram compostas por Paul, quando os Beatles ainda estavam juntos. Bem como "Gimme Some Truth" e “Jealous Guy” de John Lennon, esta última tinha como título inicial “Child of Nature”. George trouxe “All This Must Pass”. Que mais tarde estariam em “McCartney (1970)”, “Imagine (1971)” e “All Things Must Pass (1970)” respectivamente.


CD 1: Let It Be (new stereo mix of original album)

1: Two Of Us

2: Dig A Pony

3: Across The Universe

4: I Me Mine

5: Dig It

6: Let It Be

7: Maggie Mae

8: I’ve Got A Feeling

9: One After 909

10: The Long And Winding Road

11: For You Blue

12: Get Back

CD 2: Outtake Highlights

1: Morning Camera (Speech – mono) / Two Of Us (Take 4)

2: Maggie Mae / Fancy My Chances With You (Mono)

3: For You Blue (Take 4)

4: Let It Be / Please Please Me / Let It Be (Take 10)

5: The Walk (Jam)

6: I’ve Got A Feeling (Take 10)

7: Dig A Pony (Take 14)

8: Get Back (Take 8)

9: Like Making An Album? (Speech)

10: One After 909 (Take 3)

11: Don’t Let Me Down (First rooftop performance)

12: The Long And Winding Road (Take 19)

13: Wake Up Little Susie / I Me Mine (Take 11)

14: Across The Universe (unreleased Glyn Johns 1970 mix)



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