Pular para o conteúdo principal

Os 50 anos do antológico "SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND" dos BEATLES


O ano de 1967 marcou uma geração. O inicio do movimento flower power e a psicodelia rolando solta nas caixas de som dos aparelhos. Onde o guitar hero Jimi Hendrix estreou no mercado fonográfico ao lado da sua banda The Jimi Experience com o álbum “Are You Experienced”, o enigmático Lou Reed com seu grupo The Velvet Underground ao lado do artista plástico Andy Warhol soltaram seu disco homônimo. E o Pink Floyd de Syd Barrett & Roger Waters lançavam seu primeiro disco, “The Pipers At Gates of Dawn”.

No ultimo dia primeiro junho (01.06.2017) foi celebrado os 50 anos de um dos melhores (para muitos, o melhor) discos já lançados de todos os tempos. Estamos falando do antológico “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos quatro rapazes de Liverpool, os Beatles. Agora está saindo em nossa terra brasilis sua edição comemorativa em duas versões. A simples com o álbum remasterizado e outra acrescida de um disco bônus com outtakes inéditos de suas canções. A nova remasterização ficou a cargo de Giles Martin, filho do quinto beatle, o produtor George Martin. E supervisionado de perto pelos Beatles remanescentes sir Paul McCartney & Ringo Starr juntos as esposas de John Lennon & George Harrison, Yoko Ono e Olivia respectivamente.


Paul comentou sobre o lançamento: “É uma loucura pensar que, 50 anos depois, ainda estamos olhando para trás com tanto carinho. Também não conseguimos acreditar como quatro homens, um produtor genial e sua equipe de engenheiros puderam fazer uma peça de arte duradoura tão impressionante”. Giles disse que foi um grande desafio e seu principal objetivo era mostrar com o material que tinha em mãos a genialidade dos quatro. Vai muito “além do misticismo”, palavras do próprio. 

E completou, dizendo "como eram bons quando tocavam juntos". Lá fora saiu uma edição caprichada formada por 04 cd's (recheados de material nunca lançado oficialmente) com a reprodução fiel dos encartes do vinil, 01 dvd e 01 bluray com o documentário “The Making of Sgt. Peppers (1992)”, um livro com comentários de McCartney e imagens inéditas.


Martin em entrevista ao jornalista Marcelo Fróes para o Estadão falou sobre seu trabalho: “Não existe truque ou milagre, lamento dizer, senão rodar matrizes de qualidade. A tecnologia atual nos permite voltar aos multicanais de cada sessão original. Em 1967, a banda, meu pai e o engenheiro Geoff Emerick só tinham 4 canais para trabalhar. Eles preenchiam os quatro primeiros canais e aí os mixavam num único canal de uma segunda fita, liberando três canais para mais gravações, num processo que às ocorreu até três ou quatro vezes. Cada mixagem de canais desse tipo gerava uma certa perda na qualidade de áudio, já que eram cópias analógicas. Hoje eu e Sam Okell conseguimos remixar a partir de cada canal, diretamente da fita original, e de repente a gente ouve sons que sempre estiveram lá, mas que agora soam mais claramente.


Relembrando a ideia para “Sgt. Peppers” veio de uma viagem de Paul de Nairobi a Londres. Quando propôs a John, George & Ringo criarem uma banda fictícia com o intuito de voltarem a fazer shows mundo afora. Junto a isso, uma liberdade musical onde poderiam experimentar outros formatos. Sem esquecer sua icônica capa formada por personalidades que vão dos atores hollywoodianos Marlon Brando, as musas Marilyn Monroe e Mae West, ao poeta folk Bob Dylan e passando por Edgar Allan Poe, James Joyce e Karl Marx.


DISCO I
1. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
2. With a Little Help From My Friends
3. Lucy in the Sky With Diamonds
4. Getting Better
5. Fixing a Hole
6. She's Leaving Home
7. Being For The Benefit of Mr. Kite!
8. Within You Without You
9. When I'm Sixty-Four
10. Lovely Rita
11. Good Morning Good Morning
12. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise)
13. A Day in the Life


DISCO II
1. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Take 9 and Speech)
2. With a Little Help From My Friend (Take 1 - False Start and Take 2 – Instrumental)
3. Lucy in the Sky With Diamonds (Take 1)
4. Getting Better (Take 1 - Instrumental And Speech At The End)  
5.  Fixing A Hole (Speech And Take 3)   
6.  She's Leaving Home (Take 1 – Instrumental)   
7.  Being For The Benefit Of Mr. Kite! (Take 4)
8.  Within You Without You (Take 1 - Indian Instruments)    
9.  When I'm Sixty-Four (Take 2)
10. Lovely Rita (Speech And Take 9)   
11. Good Morning Good Morning (Take 8)       
12. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise) – (Take 8)       
13. A Day In The Life (Take 1 With Hummed Last Chord)
14. Strawberry Fields Forever (Take 7)       
15. Strawberry Fields Forever (Take 26) 
16. Strawberry Fields Forever (Stereo Mix – 2015)
17. Penny Lane (Take 6 – instrumental)
18. Penny Lane (Stereo Mix 2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...