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A história Verídica "CASA GUCCI" por Ridley Scott

O cineasta Ridley Scott se notabilizou na sétima arte com as scifi “Alien: O Oitavo Passageiro (1978)” e “Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982)”, onde ambos possuem uma visão pessimista para a humanidade. No primeiro, a vastidão do espaço sideral esconde mistérios que preferem ficar ocultos para o olhar humano. Já o segundo, um futuro onde os recursos naturais do nosso planeta azul estão escassos e o serviço braçal é substituído por replicantes, isto é, androides com inteligência artificial. Junto a isso, a estética de seus filmes se destacam com a fotografia e a direção de arte, exemplificado nos filmes mencionados anteriormente. Soube o momento de partir para outros gêneros com os épicos “Gladiador (2000)”, “Cruzada (2005)” e “Êxodo: Deuses & Reis (2014)”. 

Se aventurar com o road movie “Thelma & Louise (1991)”, o policial “Chuva Negra (1989)” e histórias verídicas como “O Gangster (2007)” e “Todo Dinheiro do Mundo (2017)”. Com estes dois últimos em mente, temos “Casa Gucci (House of Gucci, 2021)”, baseado no livro de mesmo nome escrito por Sara Gay Forden e adaptado pelos roteiristas Becky Johnston & Roberto Bentivegna. Aqui vemos a ascensão e a queda de um dos maiores executivos do mundo da moda Maurizio Gucci. Ele administrava os negócios da família e foi assassinado pela sua então esposa Patrizia Reggiani. Onde são interpretados pelo Kylo Ren da saga Star Wars Adam Driver e tresloucada a tcantora pop Lady Ga Ga respectivamente.


Scott exibe os bastidores de poder deste conto, como eles se conheceram, com Patrizia foi tomando a frente dos negócios. O que incomodou membros da família como o pai Rodolfo Gucci feito por Jeremy Irons (o Ozymandias da série HBO “Watchmen, 2019)”, o primo Paolo Gucci é interpretado por Jared Leto (Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “Clube de Compras Dallas, 2013”), este se auto intitula um designer da moda e o eterno Michael Corleone Al Pacino faz o tio Aldo Gucci. A personalidade forte de Patrizia encanta Maurizio, mas com o passar do tempo, vai se tornando um empecilho para os dois. 

Chega a atrapalhar os negócios e desgastar o relacionamento deles. Fazendo que Maurizio sinta que é o momento de se separarem. Junto a isso, ele se apaixona por outra mulher. É o fim de tudo para todos. Assim temos a trama de “Casa Gucci”.  O jogo de intrigas lembra as viradas da saga mafiosa “O Poderoso Chefão”, conforme a marca vai ganhando fama cada um quer morde um pedaço maior dos ganhos. Principalmente Aldo, que tornou a marca Gucci rentável.


Em determinado momento, Patrizia vê uma copia da sua bolsa Gucci com a empregada da casa. A mesma lhe que foi um presente do marido, Patrizia pergunta onde ele a compra. Descobre que na verdade é uma cópia perfeita da original, mas sem o mesmo padrão de qualidade. Assim junto à Maurizio, interrogam Aldo sobre isso. Mostra ciente do fato e despreocupado. Apenas lhes diz que fortaleceu o nome Gucci e que os outros não se preocuparam a respeito. Apenas interessados dos rendimentos que isso proporcionava.

Ao mesmo tempo, vemos a evolução da relação entre Maurizio e Patrizia. O primeiro não queria assumir os negócios da família, apenas se tornar um bom advogado. Já a segunda sonhava ser mais que a filha do dono de uma firma de caminhões. A ambição dela impulsionou Maurizio a ser um empresário implacável e carismático. Adam com todo seu talento, mostrando muito bem essa transição. Lady Ga Ga ampliando seu leque dramático. Sexy, temperamental e influente quando lhe interessa. Os dois mostram uma ótima sintonia em cena.


Os veteranos Irons e Pacino com a competência de sempre, exibem os lados de uma família disfuncional. Jeremy prefere a tradição para cuidar dos negócios. Já Al é o empresário passional que só enxerga cifrões a sua frente, mesmo que isso o leve a ser preso por não pagar os impostos nos EUA. O trabalho de maquiagem está perfeito em especial Leto. Este dá sentido às palavras de Aldo sobre o filho, “É o meu Idiota”. A Ajak dos “Eternos” da Marvel Salma Hayek faz a cartomante e conselheira de Patrizia, Pina. 


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