Pular para o conteúdo principal

"SOUND OF METAL (ou Som do Silêncio?)" da Amazon Prime Video

Para um músico, ter uma boa audição para se escutar e ouvir o que rola ao seu redor é primordial. Só assim ele conseguirá compor e tocar o que deseja. Há casos excepcionais que a percam naturalmente ou no caso do guitar hero Pete Townshend do The Who, que sofre com a perda gradativa da audição. Isso devido pelo volume máximo que tocava sua guitarra ao lado de seus parceiros de banda nas apresentações ao vivo. Bem como, não usava o protetor de ouvido. E o uso constante de fones quando estava em estúdio gravando. Assim chegamos a “Sound of Metal (2020)”, que por aqui ganhou o título de “O Som do Silêncio”. 

Uma boa tradução que representa o conto do jovem baterista Ruben Stone, feito por Riz Ahmed (o piloto Bodhi Book de “Rogue One: Uma História Star Wars, 2016”) que tem uma banda de metal com a namorada Lou (Olivia Cooke de “Jogador Nº 1, 2018”). Após um ensaio e prestes a sair em turnê, ignorando o fato que está perdendo parte da audição. Isso está comprometendo diretamente na sua performance de palco. Isso se deve ao som extremamente alto que tocam nos shows. Vai até o médico e este lhe diz que isso é algo definitivo, com o passar do tempo, Ruben deve ficar surdo. 


Assustado e negando, busca modos de manter seu estilo de vida e sua relação com Lou. Ela está preocupada, pedindo a Ruben se inscrever em uma instituição que cuida de pessoas como eles. Conversando com o responsável pelo local, Joe (Paul Raci), que lhe diz para abrir seus horizontes para um novo mundo e jeito de viver. Além de aprender a linguagem de sinais, a se aceitar como está e ver isso não como um empecilho para seguir em frente. A condição de saúde que se encontra no momento, não precisa ser consertada. É necessário que Ruben se adapte a ela. Que pode ser feliz desse jeito, assim como era antes. 

Assim temos o mote para “The Sound of Metal”. Escrito por Derek Cianfrance, Abraham & Darius Marder e dirigido pelo ultimo. Nos mostram uma realidade pouco conhecida do grande público, as pessoas com deficiência auditiva. Além daqueles que nascem com isso, temos outras a perdem com o passar do tempo. Isso porque nasceram com os cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).  Aqui Riz exemplifica de forma visceral sua raiva e sua frustação com o ocorrido. E tendo ao seu lado Joe, ele consegue enxergar uma luz no fim do túnel para sua atual condição de vida. Não caindo de vez do mundo das drogas e do álcool, já que foi dependente químico. 


Darius em tons pasteis nos traz o cotidiano vivido por Ruben. Como se estivéssemos no show do grupo de Ruben e Lou, exibindo o antes e o pós. O êxtase e a exaustão total. Onde tudo conhecia ganha novos contornos e é preciso enxergar a beleza nisso, ao invés de ver só a escuridão. Junto a isso, novas paisagens com riqueza de detalhes. Seguindo a ideologia rock’n’roll “Ouvindo no máximo volume” com cada passo dado por Ruben, o som ao seu redor vai se tornando mais silencioso. E um novo mundo se abre tanto para ele quanto para aqueles que estão acompanhando sua nova jornada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....