Pular para o conteúdo principal

O Conto "BOYHOOD: DA INFÂNCIA À JUVENTUDE"

Nos dias de hoje, é muito difícil ver um método de trabalho como visto no último filme de Richard Linklater, responsável pela saga romântica do casal Jesse & Celine em “Antes do Amanhacer (1995)”, “Antes do Por do Sol (2004)” e “Antes da Meia-Noite (2013)”. Sem esquecer o cultuado “Escola do Rock (2003)” com Jack Black. Agora ele nos traz a história do jovem Mason. Acompanhando desde seus seis anos de idade até atingir os dezoito e entrar na faculdade. Ele é interpretado pelo estreante Ellar Coltrane. Como seus pais, o parceiro de Linklater Ethan Hawke e Patricia Arquette, Mason sênior e Olivia respectivamente. E sua filha Lorelei Linklater como a irmã do jovem Mason, Samantha.


Ele foi rodado num espaço de 12 anos, onde Linklater reunia seu elenco e equipe de filmagem nos intervalos de seus outros filmes e de acordo com a agenda de todos os envolvidos. Assim vemos o crescimento de Mason quando começa sua vida escolar ao som de “Yellow” do Coldplay e ao mesmo tempo, seus questionamentos sobre os estudos e a vida em família. Contando a isso, a influência da cultura pop passando por games, livros e filmes. Até o momento de ir para a faculdade e tendo como tema musical “Get Lucky” do Daft Punk.


Percebe-se que há uma marcação cronológica dos eventos vividos por Mason, de acordo com a excelente trilha sonora montada por Linklater. Com a visão de seu personagem sobre suas dúvidas, a convivência com a família e como ela vai se complicando com o passar do tempo. O relacionamento com amigos e meninas que mais se tornam suas namoradas ou são somente paixões platônicas. Em determinado momento, o desenrolar das cenas se sucedem de modo tão natural que parece estarmos vendo um documentário. Isso se deve ao excelente trabalho de Linklater nos diálogos de seus atores. Sendo o destaque principal, o elenco sintonizado com as mudanças vividas por Mason.


Especialmente Patricia Arquette, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante deste ano. Seu trabalho foi reverenciado por todos e merecedora de todos prêmios que recebeu por uma atuação que beira a perfeição como a mãe de Mason. Onde transpareceu toda a carga emocional do papel. Isso se deve também aos seus parceiros de cena Hawke, Lolerei e Ellar.

Boyhood” cativa pela sua simplicidade ao contar a história de um menino que cresce sem grandes reviravoltas ou ser apelativo ao retratar suas emoções seja nos bons e maus momentos vividos. Mesclando seu cotidiano com os eventos externos (O ataque das Torres Gêmeas e a candidatura de Barack Obama, por exemplo) que acontecem à sua volta e qual será seu significado no decorrer de sua vida (determinante ou apenas uma lembrança).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...